Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
30°
cotação atual R$

Notícias / Veículos

Veículos

Quais os números de venda dos carros esportivos nacionais?

quinta-feira, 17/08/2017, 20:25 - Atualizado em 17/08/2017, 20:25 - Autor:


Peugeot 208 GT x Renault Sandero R.S.

Sandero R.S. e 208 GT: dupla francesa tem prestígio, mas pouco público (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Quando falamos de esportivos, dois sentimentos exalam dos entusiastas brasileiros: a exaltação dos nacionais e a revolta por não termos mais opções por aqui.

Para agradar à quem adere ao primeiro, algumas marcas arriscam e trazem modelos específicos – alguns, porém, não duram muito pelo baixo número de vendas, caso do Civic Si.

Atualmente, três hot hatches derivados de modelos comuns representam os esportivos nacionais: Peugeot 208 GT, Renault Sandero R.S. e VW Golf GTI. Será que eles vão bem? De cara, os dois franceses já mostram que não.

Primeiro modelo da divisão Renault Sport fabricado fora da França, o Sandero tem belas credenciais: motor 2.0 16V aspirado de até 150 cv e  20,9 mkgf, sempre com câmbio manual de seis marchas, e ajustes de suspensão e direção bastante elogiados. Tudo isso por uma relação custo-benefício imbatível no país dos preços exorbitantes: R$ 63.600 iniciais – o mesmo valor de um Hyundai HB20 topo de linha.

Renault Sandero R.S.

Motor 2.0 aspirado com ronco encorpado e suspensão adequada para track-days são os chamarizes do Sandero R.S. (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Mesmo assim, suas vendas ficam bem abaixo do esperado pela marca, que declarou a expectativa de até 200 unidades mensais do modelo na época do lançamento.

De acordo com números disponibilizados pela Jato, o Sandero R.S. vendeu apenas 410 unidades de janeiro a junho. Ou seja, cerca de 68 unidades por mês. Com isso, no acumulado, ele representa 1% das vendas de toda a linha Sandero – foram 39.267 exemplares emplacados no mesmo período.

Peugeot 208 GT

O 208 GT tem um moderno motor 1.6 turbo de até 173 cv e maior refinamento que o Sandero R.S. (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Já o 208 GT tem receita mais moderna e utiliza o eficiente motor 1.6 turbo de até 173 cv e 24,5 mkgf, também com transmissão manual de seis marchas. Em nossos testes, ele levou 8,2 segundos para ir até os 100 km/h a partir da inércia. Mais potente, ele também é mais sofisticado e equipado do que o Sandero, mas também mais caro: parte de R$ 83.990.

Os números do Peugeot são ainda mais tímidos em relação ao Renault, com 120 unidades vendidas no primeiro semestre do ano. A participação na linha 208 é de 2,3%. Isso por causa das vendas menores do 208. No total, entre janeiro e junho, foram emplacados 5.129 exemplares de todas as versões do hatch francês.

Volkswagen Golf GTI

Golf GTI é o esportivo nacional mais caro, mas também o mais vendido (Uli Sonntag/Quatro Rodas)

O Golf GTI, contudo, surpreende. Dos 2.458 Golf vendidos no período da apuração, 315 foram da versão GTI, equipada com um motor 2.0 turbo de 220 cv e 35,7 mkgf, sempre com transmissão automática DSG de seis velocidades. O preço inicial do modelo assusta: R$ 132.250. Com todos os opcionais e pintura perolizada, o valor chega a R$ 161.724!

Peugeot 208 Renault Sandero VW Golf
Esportivo 120 (2,3%) 410 (1%) 315 (12,8%)
Demais versões 5.009 (97,7%) 38.857 (99%) 2.143 (87,2%)
Total 5.129 39.267 2.458

Conclusão: de nada adianta o público implorar por mais esportivos de verdade (e não esportivados) se pouquíssimas pessoas se arriscam a comprá-los. As montadoras, claro, já sabem bem disso.


Arquivado em:Notícias Tagged: esportivos, hot hatches, Mercado

Fonte: Quatro Rodas Abril

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS