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Teste: Citroën C4 Picasso e Grand C4 Picasso, as minivans raiz

terça-feira, 18/07/2017, 20:50 - Atualizado em 18/07/2017, 20:50 - Autor:


Mostradas no Salão de 2016, só agora elas chegam às lojas

Mostradas no Salão de 2016, só agora elas chegam às lojas (João Mantovani/Quatro Rodas)

Pai, mãe, dois filhos (um no cadeirão, outro no assento elevado), babá, sogro, sogra… Viu como nem é tão difícil assim lotar um carro de sete lugares? Pois bem, a Citroën viu.

Remando contra o tsunami global dos SUVs (que não raramente também têm sete lugares), a marca francesa segue como uma das poucas a apostar nas minivans.

E agora parece que vai colocar mais fichas na jogada: com as renovadas C4 Picasso (cinco lugares) e Grand C4 Picasso (sete lugares), ela pretende vender 1.000 unidades por ano. Nem é tanto assim, mas já representa um grande salto em relação às pífias 218 comercializadas em 2016.

Fabricadas em Vigo, na Espanha, as minivans chegam às concessionárias do Brasil no fim de maio. Nem mesmo o facelift discreto e a exibição durante o Salão do Automóvel de São Paulo, no fim de 2016, diminuem o brilho dessa dupla.

Elegante, o C4 de cinco lugares parece ser da linha DS

Elegante, o C4 de cinco lugares parece ser da linha DS (João Mantovani/Quatro Rodas)

Nas ruas, muita gente as seguiu com os olhos, numa outra prova de que elas ainda despertam interesse. Se chamou a sua atenção também, prepare o bolso: o preço varia dos R$ 121.400 da C4 Picasso básica aos R$ 167.400 da Grand C4 Picasso completa.

A motorização é velha conhecida do brasileiro: o confiável 1.6 THP de 165 cv a gasolina. Com turbo, intercooler e injeção direta, funciona acoplado a uma transmissão automática de seis marchas, formando uma dupla bastante eficiente, ou seja, econômica quando administrada com suavidade e bem disposta quando exigida.

Motor turbo de 4 cilindros faz de 0 a 100 km/h em 9,5 no C4 e 9,8 no Grand C4

Motor turbo de 4 cilindros faz de 0 a 100 km/h em 9,5 no C4 e 9,8 no Grand C4 (João Mantovani/Quatro Rodas)

Na pista, ambas aceleraram de 0 a 100 km/h abaixo dos 10 segundos, com consumo superior a 10 km/l na cidade e de cerca de 13 km/l na estrada.

Como é de se esperar de um veículo tipicamente familiar, a suspensão privilegia o conforto, embora o conjunto traseiro trabalhe um tanto ruidoso.

Lado a lado, as diferenças entre as versões de cinco e sete lugares estão a partir da porta traseira. No perfil, a janela extra delimita bem a extensão que permitiu a instalação do par de bancos extras.

O modelo de cinco lugares tem 4,43 metros de comprimento e 2,79 de entre-eixos. O maior mede, respectivamente, 4,6 e 2,84 metros. Saindo do perfil e chegando à traseira é que surgem as grandes diferenças.

Janela traseira destaca a área ampliada da Grand C4

Janela traseira destaca a área ampliada da Grand C4 (João Mantovani/Quatro Rodas)

O de cinco lugares, direcionado a um público mais jovem, tem um estilo mais esportivo, com lanternas horizontais. No de sete, a Citroën optou por um conjunto óptico de contorno sinuoso.

Ao contrário do que se imagina, o acesso à terceira fileira de bancos é fácil, pois a fila central corre sobre trilhos e tem bancos individuais e dobráveis – mesmo a versão de cinco lugares conta com essa facilidade.

Os bancos dianteiros têm ajustes elétricos, ventilação e massagem

Os bancos dianteiros têm ajustes elétricos, ventilação e massagem (João Mantovani/Quatro Rodas)

Minivans de raiz, as C4 Picasso têm na modularidade e no espaço as suas grandes armas. Soluções como porta-objetos no assoalho e bandejas no encosto dos bancos, claro, têm presença garantida.

Atrás, saídas de ar nas colunas e mesinhas

Atrás, saídas de ar nas colunas e mesinhas (João Mantovani/Quatro Rodas)

Até o câmbio colabora para reservar mais espaço para as pessoas, com sua alavanca seletora de marchas na coluna de direção, junto ao volante.

Comando da transmissão é feito pela alavanca atrás do volante

Comando da transmissão é feito pela alavanca atrás do volante (João Mantovani/Quatro Rodas)

No porta-malas, o volume varia em função da posição dos bancos: de 537 a 630 litros na de cinco lugares e de 130 a 704 litros na de sete.

Como os bancos são individuais fica fácil acomodar tudo e todos

Como os bancos são individuais fica fácil acomodar tudo e todos (João Mantovani/Quatro Rodas)

O porta-malas fica com apenas 130 litros de capacidade com os 7 lugares montados

O porta-malas fica com apenas 130 litros de capacidade com os 7 lugares montados (João Mantovani/Quatro Rodas)

Com a segunda fileira avançada e a terceira recolhida, ou seja, com bancos armados para cinco ocupantes, o volume máximo é de 575 litros.

Com 5 lugares a capacidade chega a 704 litros

Com 5 lugares a capacidade chega a 704 litros (João Mantovani/Quatro Rodas)

Cedidas para teste em suas versões mais completas, as duas minivans impressionam pelo elevado nível de itens de tecnologia, segurança e conforto.

A ampla área envidraçada valoriza a tecnologia a bordo

A ampla área envidraçada valoriza a tecnologia a bordo (João Mantovani/Quatro Rodas)

Entre os equipamentos: telas de 7 e de 12 polegadas, faróis de xenônio direcionais, reconhecimento de leitura de placas de velocidade, sistema ativo de auxílio de estacionamento, bancos dianteiros com ventilação e massagem e teto panorâmico fixo.

O painel conta com duas telas, de 7 e 12 polegadas

O painel conta com duas telas, de 7 e 12 polegadas (João Mantovani/Quatro Rodas)

E aí, seu planejamento familiar e a sua garagem têm espaço para uma dessas minivans?

Veredicto

Bonitas, completas, espaçosas e eficientes, as novas C4 têm todas as armas para enfrentar os SUVs de cinco e sete lugares. Só perdem em um ponto (crucial): são minivans, não SUVs.

Preço das versões de 5 e 7 lugares

Seduction

Faróis de neblina, ar dualzone, sensor de farol, rodas 17, multimídia com tela de 7 polegadas, freio de estacionamento elétrico, assistente de rampa, controle de tração e estabilidade.

R$ 121.400 (5 lugares) R$ 131.400 (7 lugares)

Intensive

Seduction mais teto panorâmico, lanternas de led, faróis auxiliares de curva, faróis de xenônio, tela extra de 12 polegadas, câmera de ré, chave presencial.

R$ 132.000 (5 lugares) R$ 142.000 (7 lugares)

Intensive Confort

Intensive mais bancos com couro e tecido, sistema de câmera 360 graus, alerta de ponto cego.

R$ 141.900 (5 lugares) R$ 152.500 (7 lugares)

Intensive Luxe

Intensive Confort mais bancos de couro, sistema de reconhecimento de placas de velocidade, sistema de alerta e correção de desvio involuntário de faixa, farol alto automático, tela nos apoios de cabeça dianteiros.

R$ 152.000 (5 lugares) R$ 167.400 (7 lugares)

Teste de pista (com gasolina)

C4 Picasso Grand C4 Picasso
Aceleração de 0 a 100 km/h 9,5 s 9,8 s
Aceleração de 0 a 1000 m 30,6 s – 171,5 km/h 30,9 s – 171,7 km/h
Retomada de 40 a 80 km/h 3,9 s 4,2 s
Retomada de 60 a 100 km/h 5,2 s 5,3 s
Retomada de 80 a 120 km/h 6,4 s 6,7 s
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 15,5/26,6/62,6 m 15,5/27/62,3 m
Consumo urbano 10,6 km/l 10,3 km/l
Consumo rodoviário 13,3 km/l 12,7 km/l

Ficha Técnica

C4 Picasso Grand C4 Picasso
Motor 4 cil., gas., diant., transv., 1.598 cm3, 16V, turbo, 165 cv a 6.000 rpm, 24,5 mkgf a 1.400 rpm 4 cil., gas., diant., transv., 1.598 cm3, 16V, turbo, 165 cv a 6.000 rpm, 24,5 mkgf a 1.400 rpm
Câmbio automático, 6 marchas,
tração dianteira
automático, 6 marchas,
tração dianteira
Suspensão McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.) McPherson (diant.) e eixo
de torção (tras.)
Freios disco ventilado (diant.) e disco sólido (tras.) disco ventilado (diant.) e
disco sólido (tras.)
Direção elétrica elétrica
Rodas e pneus 205/55 R17 205/55 R17
Dimensões comprimento, 442,8 cm; largura, 182,6 cm; altura, 162,5 cm; entre-eixos, 278,5 cm; peso, 1.405 kg; porta-malas, 537 a 630 litros comprimento, 459,7 cm; largura, 182,6 cm; altura, 164,4 cm; entre-eixos, 284 cm; peso, 1.430 kg; porta-malas, 130 a 704 litros
Preço De R$ 121.400 a R$ 152.000 De R$ 131.400 a R$ 167.400

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Fonte: Quatro Rodas Abril

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