Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
24°
cotação atual R$

Notícias / Veículos

Veículos

E se acionarmos o freio de estacionamento com o carro andando?

terça-feira, 04/07/2017, 20:50 - Atualizado em 04/07/2017, 20:50 - Autor:


Freio de estacionamento eletrônico do Jeep Renegade

Freio de estacionamento eletrônico do Jeep Renegade (divulgação/Jeep)

Provavelmente você já sabe o que acontece quando a alavanca do freio de estacionamento – ou freio de mão – é puxada com o carro em movimento.

Não sabe? A gente conta. As rodas do eixo traseiro vão travar e o carro irá roda no próprio eixo seguindo a direção do volante. É o princípio do cavalo de pau.

Mas o que acontece com os carros equipados com freio de estacionamento eletrônico – aqueles acionados por um botão?

Nesse caso, um atuador elétrico é ativado pelo controle e trava mecanicamente as rodas. Porém, esse recurso serve para manter parado um veículo que já está com a transmissão em P ou neutro (ou ponto morto).

Para descobrir o que acontece ao fazer isso com o carro em movimento, levamos um Audi Q3 para o campo de provas da Pirelli, no interior de São Paulo, e fizemos o teste. Veja:


Arquivado em:Notícias Tagged: videos

Fonte: Quatro Rodas Abril

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS