Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
25°
cotação atual R$

Notícias / Veículos

Veículos

Maior e mais moderno, novo VW Polo chega ao Brasil ainda em 2017

sexta-feira, 16/06/2017, 06:50 - Atualizado em 16/06/2017, 06:50 - Autor:


Modelo ficou 7 cm mais longo em relação à geração anterior (divulgação/Volkswagen)

O nome Polo não traz boas lembranças à Volkswagen no Brasil. Antes associado ao sedã importado da Argentina entre 1996 e 2002 com o sobrenome Classic, o carro renasceu em 2002 com a proposta de ser um compacto premium muito antes deste segmento se popularizar por aqui. Apesar de moderno e refinado, o Polo foi considerado caro demais para um veículo de porte semelhante ao Gol e nunca virou um sucesso de vendas, amargando o papel de coadjuvante de pouco brilho até sair de cena melancolicamente em 2014.

Tudo isso, porém, fará parte do passado se depender da Volkswagen. Apresentado nesta sexta-feira, 16 de junho, em Berlim (Alemanha), o novo Polo será vendido em diversos mercados – inclusive no Brasil, onde ele chega até o fim do ano. Será o primeiro modelo de uma nova família de compactos construída sob uma versão encurtada da versátil plataforma MQB. Dela também nascerão outros três modelos inéditos: um sedã (o Virtus, cuja produção se iniciará ainda neste ano), um SUV compacto (baseado no conceito T-Cross) e um quarto produto não revelado pela montadora – .possivelmente uma picape de porte intermediário para concorrer com a Fiat Toro.

Painel inclui tela multimídia de 8 polegadas (divulgação/Volkswagen)

Diversas tecnologias serão adotadas pela primeira vez neste modelo, como assistência de estacionamento (park assist), piloto automático adaptativo, frenagem de emergência, alerta de pontos cegos e alerta de permanência em faixa, entre outros itens. Até painel digital está entre os equipamentos de série, dependendo da versão – sendo que este item ta deve equipar o modelo no Brasil. Já a tela da central multimídia terá oito polegadas, sagrando-se como uma das maiores da categoria.

Maior por todos os lados, o Polo tem 4,05 m de comprimento (7 cm maior do que a geração anterior) 1,75 m de largura (7 cm a mais), 1,44 m de altura e distância entre-eixos de 2,56 cm (9 cm maior). O design foi inspirado nos últimos lançamentos da marca, como o sedã Arteon.

Serão oferecidas três opções de motorização a gasolina no mercado europeu, todas com injeção direta de combustível e turbocompressor: 1.0 TSI (120 cv), 1.5 TSI (150 cv) e 2.0 TSI (200 cv), esta última disponível apenas na versão esportiva GTI – também apresentada no evento realizado na Alemanha. São por essas e outras razões que a VW estufou o peito para dizer que o Polo nunca esteve tão próximo do Golf.

Até agora sabe-se apenas que o Polo será produzido na planta de São Bernardo do Campo, que foi amplamente modernizada e adaptada para receber a nova linha de montagem. Questionada por alguns veículos brasileiros, a VW Brasil limitou-se a dizer que o Polo terá várias tecnologias presentes no modelo europeu.

Preço inicial do Polo na Europa será de 12.975 euros (divulgação/Volkswagen)

A assessoria de imprensa também afirmou que nenhum modelo será descontinuado com a chegada do Polo ao país. Isso significa que a marca deve realizar um inevitável sobreposicionamento de faixa de preços de seus cinco hatches. A distribuição pode ficar assim: o Gol atual se firma como carro de entrada da Volkswagen, abaixo do Up! (recém-reestilizado e mais bem equipado). Na faixa mais intermediária surge o Fox, até então o modelo mais cotado para ser aposentado devido à idade avançada do projeto lançado em 2003. Aí surge o novo Polo, que ficaria abaixo apenas do Golf.

Considerando este cenário, a VW acredita que o Polo ocupará o segmento atualmente denominado de compactos premium. Nele estão tanto as versões mais caras de Hyundai HB20, Chevrolet Onix e Fiat Argo como Citroën C3 e Ford New Fiesta, modelos originalmente enquadrados neste grupo desde seus lançamentos. A marca não divulgou estimativas de preços, mas sugeriu que o Polo seguirá a faixa de valores praticada pelos rivais citados anteriormente – ou seja, podemos esperar algo em torno de R$ 50 mil a R$ 80 mil.


Arquivado em:Notícias

Fonte: Quatro Rodas Abril

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS