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Pneus carecas têm mais aderência em piso seco?

quinta-feira, 04/05/2017, 20:25 - Atualizado em 04/05/2017, 20:25 - Autor:


Além de não escoar a água, pneus gastos têm menos aderência (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Se os carros de corrida usam pneus slick quando não há chuva, isso significa que um pneu careca tem mais aderência no asfalto seco que um pneu com ranhuras? – Gilson Scatambulo, por email.

A função das nervuras de um pneu é escoar a água em piso molhado. Elas são projetadas para direcionar a água para fora do pneu da forma mais rápida e evitar a aquaplanagem. Daí a importância dos carros de corrida usarem pneus específicos para chuva.

Por outro lado, quando a pista está seca carros de corrida podem se dar o luxo de usar pneus lisos, os chamados pneus “slicks”, que conseguem o máximo de aderência possível. Isso quer dizer que um pneu careca também leva vantagem sobre um pneu novo no seco? 

De acordo com Roberto Falkenstein, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Pirelli, isso não acontece. “Os pneus slick são projetados e desenvolvidos especificamente para funcionar com a superfície lisa e para uso em competições. Nestas condições, eles garantem o máximo de aderência possível”, conta.

Além da diferença nas dimensões dos pneus de pista, eles usam compostos diferentes, muito mais macios, capazes de gerar maior aderência. Em compensação, também duram muito menos, cerca de 200 km em condições de corrida, e são mais suscetíveis a sujeiras na pista.

Já os pneus convencionais são feitos para durar milhares de quilômetros, por isso possuem borracha bem mais dura, menos aderente. Quando suas ranhuras se desgastam, eles perdem ainda mais aderência, pois a borracha dura da banda de rodagem não consegue se “agarrar” ao asfalto, ao contrário de um pneu slick bem macio.

Além disso, segundo Falkenstein, os pneus carecas “estão mais propícios à furos pela baixa quantidade de borracha em sua banda de rodagem.”


Arquivado em:Auto-serviço Tagged: correio técnico, pneus

Fonte: Quatro Rodas Abril

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