Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
29°
cotação atual R$

Notícias / Veículos

Veículos

Para que serve a faixa serigrafada nos para-brisas?

segunda-feira, 27/03/2017, 18:25 - Atualizado em 27/03/2017, 18:25 - Autor:


(arquivo/Quatro Rodas)

Para que serve aquela faixa serigrafada nos para-brisas dos automóveis? – Bruno Setti, Recife (PE).

Ela serve principalmente para dar acabamento dos vidros laminados que são colados na moldura do para-brisa. Assim, ela esconde imperfeições dessas áreas e até equipamentos, como retrovisor interno, antenas ou sensores de chuva ou luminosidade – neste caso, essa faixa avança na parte central do vidro.

No processo de fabricação, o para-brisa laminado é composto de duas lâminas de vidro e, no meio, uma película plástica, o PVB (Plástico Polivinil Butiral) para a colagem das duas partes externas.

Além da questão visual, essa faixa preta ao redor do para-brisa (na verdade uma pintura com base cerâmica) protege o PVB dos raios ultravioleta, que em casos extremos poderiam deteriorar as propriedades do adesivo selante.

Os pontilhados funcionam como uma zona de transição entre a faixa preta e a parte translúcida do vidro, suavizando não apenas a estética como a incidência dos raios do sol ao passar de uma área para outra.

(divulgação/Jeep)

Em modelos como o Jeep Renegade, que ilustra a foto acima, a faixa serigrafada também esconde um dos chamados eastern eggs – no caso do Renegade, trata-se da silhueta de um Jeep MB clássico, na base do para-brisa.


Arquivado em:Auto-serviço Tagged: correio técnico, indústria, Tecnologia

Fonte: Quatro Rodas Abril

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS