Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
23°
cotação atual R$

Notícias / Veículos

Veículos

Como escolher o carro ideal para PCD

segunda-feira, 13/03/2017, 17:50 - Atualizado em 13/03/2017, 17:50 - Autor:


Apesar da desaceleração do mercado automotivo nos últimos anos, as vendas de carros para pessoas com deficiência aumentaram. “No Brasil, foram vendidos mais de 139 000 carros para pessoas com deficiência em 2016, um crescimento de 31,5% em relação ao ano anterior”, afirma Rodrigo Rosso, diretor da C&G 12, editora que organiza a Mobility & Show, evento voltado ao mercado de automóveis para pessoas com deficiência.

Um grande incentivo para a compra é a isenção de impostos. Se o veículo escolhido for fabricado no Brasil ou no Mercosul e custar até 70 000 reais, é possível abater IPI, ICMS, IOF e IPVA. O carro também fica livre do rodízio municipal.

“O público não é só a pessoa com deficiência aparente, como os cadeirantes”, explica Rosso. “Um familiar da pessoa com deficiência também pode comprar o carro, assim como um portador de síndrome de Down, cego, autista ou até mesmo idosos que possuem sequelas motoras por causa da idade.”

As melhores opções

A escolha do carro ideal passa pela observação de algumas características. “Os veículos vendidos para pessoas com deficiência são automáticos ou com câmbio automatizado”, explica Rosso.

Entre as opções existentes no mercado, se destacam os modelos com bom espaço interno. “A preferência do público é por carros com porta-malas grandes, em que caiba cadeira de rodas, como sedã ou SUV”, afirma.

O 408, sedã da Peugeot, é um dos mais atraentes: “Existem várias opções no mercado, mas a vantagem desse veículo é o custo-benefício. É excelente para o público com deficiência, com bom espaço interno e excelente porta-malas”.

E caso seja preciso fazer alguma adaptação? “É feita depois, por empresas especializadas, se houver necessidade. Hoje, isso representa menos de 5% do total dos carros vendidos para pessoas com deficiência”, ressalta Rosso.

O motor potente é outro diferencial do sedã francês (Divulgação/Divulgação)

A versão Business PRO do sedã da montadora francesa é a mais completa para pessoas com deficiência. O porta-malas de 526 litros é o segundo maior entre os modelos semelhantes. Graças a um dos maiores entre eixos do mercado, o espaço nos bancos traseiros é generoso, o que garante o conforto.

“É um automóvel completo, com acabamento de qualidade, acima da categoria”, conta Renato Solitto, Gerente de Produto da Peugeot do Brasil. O 408 também se beneficia do desempenho do motor turbo THP flex, que entrega 173 cavalos de potência. “O motor e o câmbio automático de seis velocidades aliam desempenho e economia de combustível”, afirma Solitto. “Seguramente, o Peugeot 408 Business PRO é a melhor oferta do mercado”, completa.


Arquivado em:Notícias Tagged: Peugeot, peugeot 408

Fonte: Quatro Rodas Abril

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS