Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
29°
cotação atual R$

Notícias / Veículos

Veículos

Óculos podem ser perigosos em caso de acionamento dos airbags?

sexta-feira, 10/03/2017, 16:50 - Atualizado em 10/03/2017, 16:50 - Autor:


(reprodução/Internet)

O que acontece com um motorista se ele estiver usando óculos quando o airbag for acionado? – João Eduardo, Promissão (SP).

Estudos publicados na revista Ophthalmology e nos Archives of Ophthamology, envolvendo 22.236 acidentes, segundo este último, e 110 incidentes, pela Ophthalmology, mostram que o uso de óculos não representa um risco adicional no caso da abertura de um airbag.

Entre os motoristas que sofreram algum tipo de trauma ocular, 29% usavam óculos. Já no caso daqueles que não sofreram qualquer tipo de ferimento, o percentual de usuários de óculos foi parecido: 25%. A conclusão não é muito difícil: o airbag é eficaz, mesmo para os ocupantes que utilizam óculos – basta não se esquecer de sempre usar o cinto de segurança, item fundamental para que os airbags funcionem de maneira segura.

Um outro estudo feito pela Fundación Mapfre, na Espanha, concluiu que a maioria das lesões oculares em caso de acionamento dos airbags ocorre devido aos condutores não manterem uma distância adequada (cerca de 45 cm) em relação ao volante. Quando essa distância é mais curta, o impacto do airbag contra o rosto do motorista pode ocasionar danos colaterais.

Em relações aos óculos, oftalmologistas e especialistas em armações afirmam que o ideal é utilizar armações fechadas feitas de material flexível, evitando os modelos com armação parcial, parafusos e outros elementos expostos. As lentes devem ser de policarbonato – lentes de vidro podem estilhaçar.

No estudo da Mapfre, foi comprovado inclusive que, quando os óculos não se quebram ou estilhaçam, eles acabam funcionando como proteção adicional para os olhos em caso de acidente.


Arquivado em:Auto-serviço Tagged: airbags, correio técnico, Segurança

Fonte: Quatro Rodas Abril

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS