Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
31°
cotação atual R$

Notícias / Veículos

Veículos

Quer blindar seu veículo? Saiba como!

domingo, 11/12/2016, 09:17 - Atualizado em 11/12/2016, 10:01 - Autor:


Com tanta insegurança e violência que assolam Belém e região metropolitana, não é raro imaginar em proteger a própria casa e também os veículos. Assim, a possibilidade de blindar os automóveis sempre é algo a ser pensado e sonhado.


Para quem deseja proteger o carro com este serviço, é importante saber que, ao fazer a blindagem, ocorre um acréscimo no peso em torno de 150 kg (sedã médio) e 200 kg (SUV grande). Na prática isso eleva o peso do veículo em dois ou três adultos. A sensação, claro, é estar em um veículo modificado para garantir a sua segurança. Sendo assim, ao dirigir o seu blindado você precisará de muito mais atenção.


Entre os momentos de maior cuidado está na frenagem. Por isso, é aconselhável que o motorista dirija mais distante do carro à frente. Na curva também, um veículo alto, como o SUV, tende a apresentar inclinação, por causa do acréscimo de peso com a aplicação dos componentes balísticos. É por causa da facilidade de superar obstáculos que muitos acabam preferindo um carro alto como o SUV.



A BR Blindados conta com diversos veículos protegidos. Imagem: Divulgação


 


As mudanças não ficam só no dirigir. Para o sistema defensivo proporcionar a maior segurança, é preciso que seu condutor tenha atenção para não deixar de travar as portas ou andar com janela ou teto solar aberto.


Outros cuidados que prolongam a vida útil são: não bater a porta com os vidros entre abertos, pois o vidro pode trincar ou se deslocar. Não deixe a porta aberta por muito tempo, pois pode ocorrer da mesma desalinhar. Recomenda-se que os vidros só sejam acionados com o motor ligado, para não sobrecarregar o sistema.


Antes de blindar o seu veículo é importante conhecer a blindadora que irá executar o serviço, as matérias primas a serem aplicadas, além de fazer um teste drive no veículo já blindado. Também aproveitar para conhecer dicas de como escapar sob o ataque de tiros, entender sobre a condição de estresse do assalto, além de técnicas de controle do veículo em caso de fuga.



Outras dicas:


- Evite deixar o veículo exposto ao sol por longos períodos e, caso ocorra, não jogue água, e não direcione o ar-condicionado diretamente para os vidros, pois o choque térmico pode ocasionar trinca.


- No trânsito, opte pelas pistas laterais, onde a chance de evasão é maior.


- Nos semáforos, tente deixar 5 metros do veículo da frente – em uma ocorrência, haverá espaço para manobrar e estudar como abrir caminho.


- Fique atento no trânsito, a blindagem proporciona ao veículo um revestimento a mais na carroceria, sendo assim os ruídos externos como sirenes, buzina, ficam mais abafados, portanto o condutor tem que ficar atento nos semáforos e cruzamentos para evitar acidentes.


(DOL)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS