Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
24°
cotação atual R$

Notícias / Veículos

Veículos

Temperatura do pneu influencia desempenho do carro

sexta-feira, 13/05/2016, 14:59 - Atualizado em 09/06/2016, 16:01 - Autor:


Na Stock Car, atingir o quanto antes a temperatura ideal dos pneus e mantê-la durante toda a prova é um dos fatores determinantes para que o veículo obtenha um bom desempenho na pista.


Por este motivo, a Goodyear, fornecedora oficial dos pneus da principal categoria do automobilismo brasileiro, investe constantemente no desenvolvimento dos compostos utilizados nas corridas.


A temperatura ideal do pneu de Stock Car varia de 80º C a 100º C. Esse aquecimento ocorre de forma natural, a partir do atrito do pneu com o asfalto.


Uma das técnicas usadas pelos pilotos para aquecer os pneus é andar em "zigue-zague" na volta de apresentação, inclusive na Fórmula-1, para que estejam o mais próximo possível da temperatura ideal no momento da largada.


Para ajudar no desempenho, os pneus são calibrados com ar seco. O motivo é que a umidade interfere na calibragem dos pneus e na temperatura, o que reflete na aderência.



PNEUS FRIOS


Assim como acontece nas corridas, os pneus dos veículos de passeio também aquecem ao serem utilizados. Porém, além de buscar a melhor aderência, são responsáveis pelo conforto.


Por isso recomenda-se que a calibragem seja feita sempre com os pneus frios. Caso estejam quentes, o valor medido será sempre maior do que quando estão frios - e os valores de referência têm como base os pneus frios.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS