Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
25°
cotação atual R$

Notícias / Veículos

Veículos

Blindagem: alternativa eficaz contra a violência

quinta-feira, 12/05/2016, 11:40 - Atualizado em 12/05/2016, 15:19 - Autor:


O Pará há anos figura em listas mundiais de violência urbana. As imagens de assaltos à luz do dia ou da noite circulam nas redes sociais e os índices são alarmantes. Neste momento se apresentam várias soluções e alternativas aos cidadãos que buscam meios de se proteger a si e aos seus familiares. Um deles é a blindagem de veículos.


Existem várias ferramentas particulares de segurança como alarmes, películas e até seguranças armados que se apresentam como alternativa. Porém estes estão restritos a avisar ou dissuadir a intenção de terceiros, ou quando muito colocam ainda em maior perigo à vida dos ocupantes do veículo.


Em relação à blindagem, ela é feita para proteger os ocupantes de um veículo contra ameaças externas de arma de fogo, em uma situação real de perigo.


O serviço de blindagem veicular é autorizado, e controlado, pelo Exército Brasileiro, através de normas próprias. A empresa precisa ser cadastrada e autorizada para realizar esta atividade. As empresas de blindagem, quando buscadas pelos clientes, providenciam a autorização de blindagem para o carro do cliente.


Após concedida a autorização de blindagem, o veículo pode prosseguir para fazer o processo que consiste na aplicação de diversos materiais com capacidade de resistência balística e na troca dos vidros normais do carro por vidros blindados.


O processo é dividido em três fases e normalmente requer 30 dias úteis para conclusão.


Concluído este processo o veículo passa por testes de infiltração e ruído, então é limpo e higienizado.


Ao final, o veículo deverá ser levado a uma vistoria junto ao Detran para que seja feita a inclusão no próprio documento no campo de observações incluindo a expressão “veículo blindado”.


Outra opção é adquirir o veículo já blindado. Esta opção tem um bom custo benefício, pois diante da urgência o cliente munido da documentação necessária poderá já sair de veículo blindado em até 48 horas, visto que a empresa blindagem proprietária do carro já realizou todos os passos e irá mediante processo simplificado providenciar a transferencia do carro ao cliente.


Níveis de blindagem:


Os níveis de blindagem utilizados no Brasil são divididos de acordo com a resistência a disparos e calibres de munição e tem uma escala de I a IV.


De longe, o nível mais utilizado - e que corresponde a mais de 90% das blindagens em veículos em nosso pais, é o nível NIII-A, pois representa o melhor custo benefício e se propõe a proteção contra todas as armas de porte manual incluindo-se sub-metralhadoras.


Ficando de fora apenas os armamentos pesados com fuzil.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS