Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis


25°
R$

Notícias / Veículos

Veículos

Confira o estado da bateria do veículo

quarta-feira, 16/03/2016, 13:58 - Atualizado em 16/03/2016, 13:58 - Autor:


Com a chegada desse tempo mais frio na nossa região, os proprietários de veículos precisam atentar sobre a importância de uma revisão no sistema elétrico e da própria bateria, para garantir partidas eficientes e fazer o motor funcionar neste período de baixa temperatura.


Da mesma forma que é preciso conferir a pressão dos pneus e o nível de óleo do motor e do fluído de freios, a inspeção periódica da carga da bateria e do sistema elétrico deve fazer parte dos hábitos de quem se preocupa com a manutenção do veículo.


A bateria ganha importância pelo aumento de sistemas elétricos e eletrônicos que são gradativamente agregados aos veículos e que, nessa época mais fria, exigem maior força para o funcionamento do motor, porque os lubrificantes ficam mais densos e as peças do carro apresentam menor folga, o que demanda maior consumo de energia.


Por isso, mesmo que a bateria seja livre de manutenção, ela precisa de cuidados especiais, assim como todo o sistema elétrico, que envolve o alternador (responsável pela recarga da bateria), o motor de partida e o regulador de tensão, que precisam estar dentro das especificações do automóvel para evitar falhas no fornecimento de energia.


A manutenção do sistema elétrico envolve o estado dos fios que conduzem a energia elétrica para todos os pontos de iluminação. Um fio desencapado em contato com a chapa da carroceria contribui para a fuga de energia e para a redução da vida útil da bateria.


O motorista também precisa evitar esquecer luzes acesas e som ligado. E quando for instalar equipamentos adicionais, tem que usar os serviços de um profissional de reconhecida confiabilidade, já que som, alarme, vidros e teto solar, assim como sensores de estacionamento mal-instalados, comprometem o funcionamento correto do sistema elétrico, com influência direta na bateria.


Se por acaso a bateria chegou ao fim de sua vida útil, ela deve ser substituída por outra com o mesmo padrão, que tenha idêntica capacidade de armazenamento de energia do modelo original. Se a bateria instalada no veículo tem 60 Ah (capacidade igual a 60 Ampères/hora), deve-se observar a informação contida no rótulo e escolher o modelo com capacidade igual ou superior, especialmente se o carro for equipado com muitos dispositivos eletroeletrônicos. Com isso, evitam-se problemas futuros, especialmente com capacidade de armazenamento de energia, potencial de partida e durabilidade do produto.


Pra finalizar, ao substituir uma bateria esgotada, entregue-a à loja onde adquiriu a nova, para que seja encaminhada para reciclagem: são enviadas à fábrica, que seleciona o plástico das caixas e o chumbo para a produção de novas baterias e destina o ácido para uso na agricultura, com absoluta preservação do meio ambiente.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS