Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
25°
cotação atual R$

Notícias / Veículos

Veículos

Cuidando dos pneus dentro e fora das pistas

segunda-feira, 14/03/2016, 17:52 - Atualizado em 14/03/2016, 17:55 - Autor:


Como único ponto de contato com o solo, os pneus estão sujeitos a diferentes condições de asfalto, temperatura e calibragem, que influenciam diretamente na performance dos veículos dentro e fora das pistas. Para garantir o melhor desempenho em cada situação, a Goodyear explica quais são os cuidados que motoristas e equipes devem ter com seus pneus.
Pra começar, os pneus devem ser calibrados com ar seco, segundo as especificações exigidas por cada circuito, pois a umidade altera a pressão interna do pneu em serviço. Outro cuidado é avaliar as condições da pista, que influenciam diretamente no desgaste dos pneus.


A temperatura do asfalto também é fator importante no desempenho dos carros. Por isso é importante que os pneus mantenham uma temperatura constante, para não haver alterações de aderência na pista.


A pista muda de condições de acordo com a quantidade de voltas que os carros dão. À medida que os carros passam, o asfalto vai ficando emborrachado e forma uma trilha que permite andar mais rápido. Mas, fora dessa trilha, a pista tem menos aderência por estar mais suja. E se os pneus não estiverem com calibragem e temperatura certa, a performance diminui.


Nas ruas
Se as condições da pista interferem no desempenho do carro na corrida, o mesmo acontece nas ruas. Por isso, deve-se atentar a alguns detalhes, principalmente a calibragem dos pneus, que deve ser verificada pelo menos uma vez por semana.
Pneu com ar em excesso tende a perder contato com o solo, fator que é ainda mais prejudicado quando o tempo esquenta, pois o ar expande.


Já quando o pneu está murcho, aumenta o consumo de combustível, pois exige mais força do motor para andar. Além disto, a calibragem incorreta provoca o desgaste irregular dos pneus, diminuindo a vida útil.
Vale lembrar que os pneus de um automóvel são parte importante da sensação de conforto. Se a calibragem estiver fora da especificação, pode ocorrer aumento de ruído e trepidação. Por isso, deve-se seguir sempre as recomendações de calibragem presentes no manual do veículo, garantindo maior conforto para os passageiros e vida mais longa para os pneus.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS