Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
30°
cotação atual R$

Notícias / Veículos

Veículos

Mais motos estão vindo de fábrica com freios ABS

quarta-feira, 20/01/2016, 15:28 - Atualizado em 20/01/2016, 15:28 - Autor:


Cresceu a presença do freio ABS – sistema antitravamento de freios – nas motos fabricadas no Brasil. Foi o que apontou um estudo do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), que analisou motocicletas, motonetas e ciclomotores à venda no país entre 2014 e 2015. Segundo a pesquisa, houve um aumento de 5,18% na disponibilidade do item como de série em motos, em comparação com os anos anteriores.


Em 2014, as motocicletas que não tinham ABS nem mesmo como opcional representavam 67,5% da frota oferecida, enquanto que em 2015 o índice caiu para 62,8%.


Outro aspecto importante é a presença de um sistema de frenagem mais eficiente para as motos, constituído pelo freio a disco nas rodas dianteira e traseira, que está presente em 60,73% das versões analisadas – contra 12,39% das versões que usam o freio a tambor. Ou seja: 6 em cada 10 motos contam com freio a disco em ambas as rodas.


O ABS tem considerável relevância para a segurança não só do motociclista, mas também para quem está ao redor, nas ruas e rodovias. Além de trazer mais segurança e estabilidade para o piloto quando a frenagem de emergência é necessária, quem está ao redor é de igual forma beneficiado. Com mais controle da moto, fica mais fácil desviar de obstáculos e assegurar a distância correta para a frenagem.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS