Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
24°
cotação atual R$

Notícias / Veículos

Veículos

A lista "top 10" para quem possui veículo

terça-feira, 19/01/2016, 08:03 - Atualizado em 19/01/2016, 08:03 - Autor:


Um dos bens mais importantes e sonhados do brasileiro é o automóvel. Mas infelizmente nem todos os proprietários de veículos atentam para os cuidados básicos para conservar o seu possante por mais tempo. "É preciso entender que esse bem necessita de manutenção regularmente. As nossas ruas e estradas - em grande maioria, são desfavoráveis para este tráfego", destaca Roberto Moraes, da AR Serviços Automotivos.


"Usamos o que tecnologia traz de mais inovador para o mercado e contratamos funcionários com padrões técnicos avançados para atendermos a necessidade de nossos clientes e torna o processos de reparação e manutenção rápidos, eficientes e seguros", destaca Roberto, que lida diariamente com a manuteção de todo tipo de veículo automotor.


A pedido do DOL, Roberto listou os 10 itens que considera mais importante para lembrar aos condutores de plantão:


1. Água no radiador


Com o motor frio e o veículo nivelado, a água deve estar entre o “Min” e o “Máx” indicados no reservatório. A principal função do radiador é manter o motor resfriado;



2.Velas de ignição


Velas em má funcionamento aumentam o consumo de combustível, apresentam falhas na partida e marcha lenta. O tempo recomendado de troca e de 20.000 a 30.000 km, ou de acordo com a recomendação do fabricante;



3. Correia dentada


A correia dentada deve ser inspecionada por um profissional, em uma oficina mecânica, pois é protegida por uma capa. Verifique o manual do proprietário siga as instruções . Geralmente a previsão de troca é a cada 50.000 Km;



4. Óleo do motor


O prazo para a troca do óleo é diferente para cada modelo. Por isso, o ideal é sempre consultar o Manual do Proprietário.


Geralmente, em condições de rodagem ideal, a troca é aconselhada a cada 10 mil a  15 mil quilômetros. Esse prazo pode cair para 5 mil ou 7 mil quilômetros quando o carro é submetido a condições adversas.


Modo de verificar o nível antes de usar o carro pela primeira vez no dia e em um piso nivelado, retire a vareta do óleo. É necessário limpá-la para poder medir corretamente o nível do óleo. Faça isso usando um papel ou pano. Logo após, insira-a novamente e fique atento ao retirá-la: a marca do óleo deve estar entre as marcas “Mín” e “Máx” da vareta;



5. Filtros


Filtro de ar: não há tempo determinado concreto para sua troca, porém recomenda-se que seja feita a cada 7.000Km. Um filtro sujo pode causar danos ao desempenho do carro, aumentando o consumo de combustível.


Filtro de combustível: verifique a recomendação do fabricante. Normalmente recomenda-se a troca em veículos a flex a cada 7.000 Km. Com um filtro limpo, as impurezas do combustível não afetam o sistema de alimentação.



6. Bateria


Deve-se verificar se os cabos estão limpos e bem fixados aos pólos da bateria. É indicado que as condições de funcionamento do sistema de carga e partida, bateria e alternador sejam verificados anualmente;



7. Pneus e Rodas


Sempre use pneus com as medidas indicadas pelo fabricante do veículo. Fazer o rodízio, o alinhamento e balanceamento a cada 10.000 km aumenta a vida dos pneus, melhorando a segurança e dirigibilidade do veículo;



8. Freios


Sobre os freios é importante periodicamente realizar a manutenção de alguns itens.


Fluído do freio: a troca deve ser realizada a cada 2 anos ou conforme o fabricante recomendar. Sem a troca, umidade pode ser acumulada, anulando a frenagem.


Troca de pastilhas: ao realizar esse procedimento, o profissional deverá medir a espessura dos discos de freio. Se estiver dentro da tolerância, poderá ser retificado; se estiver fora dessa medida, deverá ser substituído.



9. Suspensão


A revisão do conjunto de suspensão deve ser feita a cada 30.000 Km. Os sinais de que há problemas são ruídos e a falta de estabilidade nas curvas.



10. Óleo do câmbio


Deve ser verificado o nível de óleo do câmbio a cada 30.000 Km. Verifique o manual do veículo, pois nem todos os modelos necessitam de troca. Vazamentos são indicações de que o carro está precisando de consertos.


Para os carros de câmbio automático, é importante a troca de óleo e de filtro conforme indicação do fabricante, consulte o manual do proprietário.



DIFERENCIAL E PROFISSIONALISMO


Apesar das dicas, o importante mesmo é o condutor procurar um serviço especializado para realizar a manutenção do veículo.


Roberto fala do diferencial no atendimento na AR, por exemplo, "nos processos de reparação automotiva utilizamos na funilaria o procedimento Fast Puller – Bodyman. Este conjunto de ferramentas reduz a quantidade de material, riscos ergonômicos, contribuem para o meio ambiente e proporcionam um resultado final com muita qualidade e precisão".


O ferramental no processo de repintura  automotiva é composto por um sistema com tubulações de ar comprimido em PPR (polipropileno polimero random) também conhecida como Topfusion, que previne a contaminação do ar que é utilizado, não sofre corrosão, não oxida, tem boa resistência física e é atóxico. "O PPR, é uma resina de última geração e o que existe de mais moderno no mercado. Além de trabalharmos com as pistolas gravitacionais Sagolas o que de mais sofisticado no mundo".


 


Serviço:


A R EXCLUSIVE


Travessa Humaitá, 1.246 (entre Marquês de Herval e Visconde de Inhaúma). Telefones: (91) 3351-5663 / 3351-5662 / 99836-7020



(DOL)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS