Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
25°
cotação atual R$

Notícias / Veículos

Veículos

Veja as principais causas de distração no trânsito

sexta-feira, 15/01/2016, 08:46 - Atualizado em 15/01/2016, 09:18 - Autor:


Quem dirige com frequência sabe que o cansaço e as distrações interferem diretamente na condução segura. Um fato novo nos chamou a atenção em 2015 ao rodar pelas vias expressas de São Paulo: é cada vez maior o número de pessoas que usam smartphone ao volante, isso como reflexo direto das reduções de velocidade. Isso reduz ainda mais a velocidade e coloca em risco a segurança de todos na via. E esta é exatamente uma das causas de distrações ao listadas pelo CESVI, que a classificou em três tipos.


A primeira causa é a distração interna, aquela em que o motorista se atenta a algum objeto ou ação do interior do veículo, como ajuste de frequência do rádio ou regulagem da temperatura do ar-condicionado, por exemplo. O uso de celular ao volante, além de proibido, tira totalmente a atenção do motorista por alguns segundos.


A distração externa é a segunda classificação apontada pelo CESVI. Pouco percebida, também influencia bastante na condução e acontece de forma quase que intuitiva, ocasionada por situações que devemos realizar e outras que não. Como exemplo, cita a leitura de placas de trânsito, busca de caminhos alternativos, leitura de outdoors chamativos, a atenção em uma paisagem bonita e pela clássica curiosidade de alguns motoristas ao passar por algum acidente.


Causa comum no mundo moderno, terceira da lista, é distração por desatenção. Na prática, podemos ilustrar essa situação como motoristas que estão sonhando acordados. São pessoas que enquanto dirigem, estão com o pensamento em outro lugar, como uma questão de trabalho pendente, uma conta a pagar, problemas pessoais. Ele está pensando em tudo, e como o ato de dirigir é algo quase que automático, nem se preocupa com o que está acontecendo ao redor.


(DOL, com informações do portal Carplace)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS