Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
25°
cotação atual R$

Notícias / Veículos

Veículos

Farol sujo pode causar problemas ao motorista

terça-feira, 10/11/2015, 16:31 - Atualizado em 10/11/2015, 17:01 - Autor:


Que os modelos off-roads caíram no gosto do brasileiro, ninguém tem mais dúvida. Nas estradas rurais e também em grandes centros urbanos, os chamados fora de estrada agradam pelo formato robusto e imponente, além do conforto e da dirigibilidade. Para os proprietários de espírito aventureiro, o momento mais esperado é o fim de semana, para jogar o carro na trilha e provar a que veio. Após percorrerem trajetos repletos de lama, areia, pedregulho e poeira, muitos costumam deixar à vista a sujeira impregnada para demonstrar o estilo arrojado do condutor e do veículo. O que muitos não sabem é que adiar a limpeza do carro pode acarretar em prejuízo.


É que as impurezas acumuladas sobre o farol podem aumentar a temperatura interna e danificar a lâmpada, com perda de luminosidade, ofuscamento e até o surgimento de rachaduras.


Para chegar a essas conclusões, são necessários testes em laboratórios fotométricos. Para isso é feita uma lama de laboratório com areia de sílica, carvão e água destilada, que é aplicada no farol até secar por uma hora, de forma que reduza a visibilidade a 20%. Na sequência, quando o ensaio terminar, nada pode acontecer com a composição do farol – ou seja, não pode haver bolhas e trincas, e nem apresentar um aspecto amarelado ou embaçado.


Segundo a resolução nº 227 do Conselho Nacional de Trânsito, que estabelece requisitos referentes aos sistemas de iluminação e sinalização de veículos, estes componentes devem ser regularmente monitorados e estarem em perfeito estado de uso. Caso contrário, os proprietários são passíveis de multa. 


Para amenizar esta situação e prolongar a vida útil dos faróis, é preciso ser cauteloso na hora da lavagem e verificar no manual os produtos de limpeza indicados, para que não haja nenhum equívoco inesperado que permita danificá-los. Este procedimento exige extrema atenção devido à maioria das lentes serem de policarbonato e possuírem uma camada de verniz em sua superfície para o enrijecimento. É importante ressaltar que a atenção no processo de limpeza é para não danificar o verniz. Assim como é de costume haver o cuidado com a pintura externa do veículo, é necessário também tomar cuidados com a pintura de verniz do farol.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS