Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
29°
cotação atual R$

Notícias / Veículos

Veículos

Como escolher o consórcio mais confiável

quarta-feira, 07/10/2015, 15:27 - Atualizado em 07/10/2015, 15:27 - Autor:


O mercado de consórcio de veículos está em alta. O consumidor está optando cada vez mais pela modalidade para adquirir seu próximo carro ou moto, o que representa uma compra racional e muita mais econômica.


Mas como escolher o melhor consórcio, uma vez que existem centenas de administradoras autorizadas pelo Banco Central?


Existem recomendações básicas do Procon, como a leitura cuidadosa do contrato. Esteja atento se há identificação das partes contratantes, da descrição do crédito, do valor da taxa de adesão, do percentual de amortização mensal, das garantias exigidas após contemplação, do prazo de duração do contrato, da taxa de administração, da possibilidade de antecipação de pagamento das parcelas e do direito de dispor do crédito distribuído na assembléia de contemplação.


Muitas administradoras atendem aos quesitos básicos, mas no dia a dia frustram os clientes. Um bom exemplo é a transparência e agilidade no fornecimento de informações para o consorciado. As melhores operadoras de consórcio são as que disponibilizam on line todas as informações sobre o grupo de consórcio. Assim, os clientes têm acesso ao extrato da cota, às contemplações do grupo, às assembléias e à 2º via do boleto, por exemplo.


A rapidez na liberação do crédito de consorciados contemplados é outro ponto que deve ser avaliado. Algumas administradoras ainda recebem e enviam toda a documentação necessária do cliente via Correios. Com isso, o veículo leva por volta de 20 dias para ficar disponível para retirada do consorciado. Mas tem outras onde todo o sistema funciona online. Estando o crédito aprovado, o faturamento é autorizado e o pagamento realizado em até 48 horas após a emissão da Nota Fiscal.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS