Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
24°
cotação atual R$

Notícias / Veículos

Veículos

Mantenha o amortecedor sempre em ordem

sexta-feira, 02/10/2015, 13:47 - Atualizado em 02/10/2015, 14:31 - Autor:


O rodar do veículo impõe oscilações às molas e à carroceria. Cabe aos amortecedores controlar estas oscilações e garantir a estabilidade do carro e o conforto dos ocupantes. Por isso, garantir a durabilidade do amortecedor é importante e exige atenção. Manter o veículo com molas e amortecedores em bom estado é garantia de que outros componentes da suspensão e da direção – como, por exemplo, borrachas, buchas, articulações, e até mesmo a estrutura do veículo – não sofram danos.


Alguns cuidados aumentam o desempenho e garantem a durabilidade do amortecedor. E aqui vão dicas de como ele pode ser preservado para que sua vida útil seja ampliada e de como identificar a necessidade de troca.


1) Não exceder a carga máxima do veículo;


2) Não fazer alterações das características originais da suspensão;


3) Utilizar coxins, batentes e coifas de boa qualidade;


4) Fazer alinhamento de direção e balanceamento das rodas na frequência indicada no manual do veículo;


5) Evitar arrancadas e freadas bruscas


 


Substituição


Mas amortecedores e molas fazem parte de um conjunto. Para que ele tenha a vida útil prolongada, é importante que as outras peças que fazem parte do sistema estejam em perfeitas condições. É possível avaliar a necessidade de troca do amortecedor de diversas formas:


1) Observar se o desgaste dos pneus está regular, pois amortecedores desgastados fazem com que o pneu perca contato com o solo, provocando desgaste desigual;


2) Ficar atento ao desconforto na dirigibilidade do veículo.


3) Observar se há perda de estabilidade e se há impactos ao passar por irregularidades do solo como quebra-molas, lombadas ou valetas.


Caso alguma dessas situações aconteça, é hora de mandar inspecionar o amortecedor, para ver se ele precisa ser substituído.


Pra completar, na hora de comprar um amortecedor, nunca adquira recondicionados, que causam instabilidade, vibração e ruído na suspensão, comprometendo os freios e reduzindo o contato entre os pneus e solo. 

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS