plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MUNDO

Apagão deixa Venezuela no escuro por cinco dias; EUA, Cuba e China trocam acusações

A Assembléia Nacional da Venezuela, controlada pela oposição, decretou nesta segunda-feira (11) o estado de emergência no país sul-americano devido ao blecaute que deixou oito estados do país sem energia elétrica desde quinta-feira (7).  Enquanto isso, mi

A Assembléia Nacional da Venezuela, controlada pela oposição, decretou nesta segunda-feira (11) o estado de emergência no país sul-americano devido ao blecaute que deixou oito estados do país sem energia elétrica desde quinta-feira (7). Enquanto isso, milhares de pessoas tentam, desesperadamente, obter água e outros recursos em Caracas na ausência de fornecimento, causado pela falta de energia.

O conflito político entre as forças governamentais do presidente Nicolas Madruo, apoiado por China, Rússia e Cuba, e da oposição liderada pelo auto-proclamado presidente Juan Guaidó, apoiado pelos Estados Unidos e União Europeia, tem levado o país sulamericano ao colapso, causando uma crise humanitária que aumenta a cada dia.

Ainda não se sabem as causas do apagão, mas os países aliados ao governo chavista e oposição trocam acusações. Ao comentar nesta segunda-feira o novo episódio da crise, o secretário de Estado do governo Trump, Mike Pompeo, responsabilizou os governos de Cuba e China pela crise na Venezuela. Os aliados do governo Maduro, por sua vez, se defendem das acusações e acusam o governo de Donald Trump de estar por trás do apagão que deixou os estados sem energia elétrica por quase cinco dias.

O governo de Maduro acusa os Estados Unidos de terem comandado o apagão através de um ataque cibernético, classificando a ação como "um ato terrorista destinado a prejudicar a população indefesa".

O governo Maduro ampliou a suspensão das atividades de trabalho e educacionais por mais 24 horas por causa do blecaute. Após cinco dias de crise devido a quedas de energia, o ministro das Comunicações, Jorge Rodriguez, informou que "falta muito pouco" para restabelecer o serviço, e na noite desta segunda-feira já se viam residências e prédios iluminados em Caracas. O blecaute afetou, entre outras coisas, numerosos hospitais, que já sofreram sérias deficiências e abastecimento de água.

(Fonte: El País)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo

Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!

Últimas Notícias