Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
24°
cotação atual R$

Notícias / Trânsito

O BOM CARRO VELHO

Veja quais são os carros que não precisam mais pagar IPVA em 2021

Veja uma relação de modelos que recentemente ficaram isentos do imposto.

sexta-feira, 08/01/2021, 08:59 - Atualizado em 08/01/2021, 08:57 - Autor: Com informações de IG


Do Rio Grande do Norte, que livra o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de veículos fabricados há mais de 10 anos, a Santa Catarina, que não cobra o tributo daqueles com mais de 30 anos de estrada, cada estado brasileiro tem liberdade para definir quais são as regras de isenção da cobrança.

Reforma chegando: obras no estádio Mangueirão já tem data para começar

Fim da privacidade? WhatsApp anuncia mudanças

No Estado de São Paulo, a regra de isenção do IPVA 2021 prevê que os carros produzidos em 2000 já estão livres da tributação, que é calculada com base em um percentual do valor médio do veículo na Tabela Fipe.

Confira abaixo alguns modelos de carros raros ou interessantes que estão isentos da cobrança do IPVA a partir deste ano.

1 - Audi A3 Turbo (180 cv)

Audi A3

Audi A3 foi fabricado no Brasil e vinha com câmbio automático com trocas no volante, uma inovação há 20 anos

Lançado como importado no Brasil em 1997, o hatch médio Audi A3 ganhou produção nacional dois anos depois, quando passou a ser feito junto do Volkswagen Golf de 4ª geração na fábrica de São José dos Pinhais (PR).

A versão de topo do A3 trazia inicialmente um motor 1.8 turbo de 150 cv. Mas no ano 2000, esse mesmo propulsor foi recalibrado para desenvolver 180 cv, permitindo ao hatch atingir 228 km/h de velocidade máxima.

2 - Ford Explorer Limited

Ford Explorer Limited

Ford Explorer Limited: versão topo de linha do SUV americano vinha com motor V8 5.0 do Mustang entre os equipamentos

Muito antes da popularização dos SUVs, esses utilitários esportivos estavam restritos a um público endinheirado. Um dos modelos mais interessantes do ano 2000 no mercado brasileiro era o Ford Explorer Limited.

Importado dos Estados Unidos, é um modelo raro no Brasil, que se diferenciava das versões de seis cilindros pelo visual exclusivo e pelo motor 5.0 V8 a gasolina de 218 cv. Mas cobrava caro pela potência extra, com um consumo urbano que não ultrapassava os 4 km/l.

3 - Honda CR-V

Honda CR-V

Honda CR-V: os donos da primeira geração do SUV também passam a não terem que pagar mais IPVA em São Paulo

E por falar em SUV, o ano de 2000 marcou também a estreia no mercado brasileiro do Honda CR-V . Em sua primeira geração, o modelo feito sobre a base do Civic trazia uma proposta diferente dos grandes utilitários esportivos americanos, com dimensões mais compactas e plataforma monobloco.

O modelo era equipado com um motor 2.0 de 147 cv, que podia ser combinado com um câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades. Mas sempre com tração integral.

4 - Peugeot 406 Coupé (210 cv)

Peugeot 406 Coupé

Peugeot 406 Coupé o belo cupê chegou a ter poucas unidades importadas para o Brasil e também está isento de IPVA

Um dos modelos mais interessantes da gama da Peugeot em 2000 era o 406 Coupé , que trazia uma bela carroceria de linhas arredondadas, projetadas pelo estúdio italiano Pininfarina (na época, ainda responsável pelo desenho dos carros da Ferrari).

Naquele ano, o modelo começou a ser oferecido no mercado brasileiro com uma variação de 210 cv do motor 3.0 V6, que era combinado a um câmbio automático de quatro marchas. Atualmente, não é um modelo muito fácil de se achar, com preços que facilmente ultrapassam os R$ 40 mil.

 5- Volkswagen Saveiro G3

Volkswagen Saveiro G3

Volkswagen Saveiro G3: picape leve foi lançada há 20 anos no Brasil com o famoso painel de instrumentos com iluminação azul e vermelha

Lançado no ano anterior, o Gol G3 impressionou o público brasileiro da época com detalhes como os faróis de dupla parábola e o interior com visual bem atual, com elementos que lembravam muito os Volkswagen importados.

Essas evoluções chegaram a picape leve Saveiro no ano 2000. Apesar de não contar com a opção do motor AP 2.0, trazia como opção mais potente o adequado AP 1.8 de 99 cv, além de contar com uma lista de equipamentos que poderia incluir desde rodas de liga leve até freios ABS e airbags.


Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS