plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
PERIGO

Pedestres e motoristas se arriscam pela via expressa do BRT

Enquanto as pessoas reclamam da falta de sinalização para travessia, veículos e motos trafegam pela pista exclusiva, aumentando o risco de acidentes tanto na avenida Almirante Barroso, quanto na Augusto Montenegro

Imagem ilustrativa da notícia Pedestres e motoristas se arriscam pela via expressa do BRT camera Em apenas uma manhã, o DIÁRIO flagrou várias irregularidades na via expressa do BRT | Wagner Almeida

Flagrantes de imprudência e de infrações no trânsito chamam a atenção ao longo das avenidas Almirante Barroso e Augusto Montenegro, em Belém. Pedestres, ciclistas e motoristas de veículos de passeio ou de moto se arriscam na pista expressa do BRT, no intuito de ganhar tempo no trânsito, mesmo sabendo dos riscos de causar acidentes.

Na altura do quilômetro 11 na Augusto Montenegro, o que mais se via eram motoristas e motociclistas fazendo o retorno proibido na pista do BRT. Um dos moradores do local, o pedreiro Nelson Barros, 41 anos, ressalta a falta de respeito por parte dos condutores e a estrutura da pista expressa. “A Prefeitura investiu nesta obra, gastou milhões do dinheiro público, mas temos ainda uma estrutura entregue de qualquer forma e sem acessibilidade segura e correta ao cidadão. Por outro lado, tem os pedestres com o famoso ‘jeitinho brasileiro’ que, por estarem saturados desta situação, se arriscam atravessando na pista”.

Por meio de nota, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), ressaltou que são autorizados a circular pela pista expressa apenas os ônibus articulados BRT, os ônibus troncais de modelo padrón (que atualmente estão circulando fora da canaleta para reduzir e/ou evitar o embarque e desembarque de passageiros nos terminais e estações) e os ônibus convencionais que fazem linhas expressas (atualmente, em reinício de retomada da operação), além de veículos de segurança e salvamento, como viaturas de polícia, de trânsito, dos Bombeiros e ambulâncias em geral.

PEDESTRES

Ciclistas dividem a pista com carros e pedestres
📷 Ciclistas dividem a pista com carros e pedestres |Wagner Almeida

Em frente a uma universidade, ainda na Augusto Montenegro, o fluxo de pedestres atravessando a pista expressa era cada vez mais intenso e a principal queixa de quem precisava passar para o outro lado da avenida é a falta de sinalização. A doméstica Gabriela Dias, 27, era uma das pessoas que se arriscava, disputando espaço entre os carros. “Se tivesse uma passarela ou uma faixa de pedestre mais próximo da parada de ônibus seria muito mais seguro. Mas precisamos esperar muito tempo até conseguir uma brecha. Já vi acidentes por aqui, mas, infelizmente, não há respeito de nenhuma das partes e temos que nos arriscar na pista expressa”.

IRREGULARIDADES

A SeMOB informa ainda que o usuário que identificar um ônibus não autorizado circulando na pista expressa do BRT deve registrar sua denúncia junto à SeMOB pelos telefones 118, 98429-0855 ou pelo e-mail [email protected]. É necessário informar dia, hora, local, linha e a sequência de letras e números que estão pintados na lateral e na traseira do ônibus, para que o veículo exato possa ser identificado e o condutor responsabilizado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Trânsito

Leia mais notícias de Trânsito. Clique aqui!

Últimas Notícias