plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
TECH

Plataforma de internet facilita benefícios do INSS

Pedir aposentadoria, realizar agendamentos online e ver quanto tempo falta para se aposentar. Todas essas tarefas podem ser realizadas pelo computador ou pelo smartphone por meio da plataforma Meu INSS. A ferramenta traz mais comodidade aos segurados. Con

Pedir aposentadoria, realizar agendamentos online e ver quanto tempo falta para se aposentar. Todas essas tarefas podem ser realizadas pelo computador ou pelo smartphone por meio da plataforma Meu INSS. A ferramenta traz mais comodidade aos segurados. Conheça as principais funções do Meu INSS e saiba como usá-las:

Um dos principais serviços oferecidos pelo canal é o que permite solicitar a aposentadoria. Ao clicar em Aposentadorias Urbanas, o trabalhador terá duas opções: Aposentadoria por Idade Urbana e Aposentadoria por Tempo de Contribuição. Em qualquer uma dessas opções, o sistema irá analisar se o contribuinte já cumpre todos os requisitos para receber o benefício. Caso isso ocorra, o segurado poderá requerer e acompanhar o pedido de aposentadoria pelo site. Só será necessário comparecer a uma agência quando houver inconsistência nas informações fornecidas pelo site.

CÁLCULO

Quem está grávida deve clicar em Salário-Maternidade e preencher os dados solicitados. Os sistemas do INSS realizam uma busca instantânea e identificam se o benefício já pode ser concedido sem a necessidade do comparecimento a uma agência. Se não for possível a concessão automática, a segurada deve acompanhar o pedido, diretamente pelo Meu INSS, e aguardar que o INSS faça o ajuste dos dados cadastrais. O prazo máximo para realização desses ajustes é de até 30 dias. Quando o benefício não pode ser concedido de forma automática, a plataforma faz o encaminhamento para uma agência do INSS.

É possível, ainda, conferir o histórico de toda a situação contributiva do trabalhador na ativa e ver quanto tempo falta para se aposentar. Ele também permite saber se a empresa está repassando a contribuição e se os recolhimentos estão sendo feitos de forma correta. Já a Calculadora do INSS faz uma busca automática de todas as informações e dados de vínculos do segurado registrados nos sistemas do INSS para calcular quanto tempo falta para o segurado se aposentar.

CADASTRO

Para utilizar os serviços é necessário clicar em Login e realizar o cadastro no site. O cidadão deve informar o CPF, o nome completo, a data de nascimento, o nome da mãe e o estado em que nasceu. Em seguida, é necessário responder a cinco perguntas sobre o histórico previdenciário. Feito isso, o sistema gera um Código de Acesso, que será trocado por uma senha no seu próximo acesso.

(Portal Brasil)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias