plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
TECNOLOGIA

Descubra como usar o NFC no seu celular

A conexão tende a se estabelecer apenas quando dois equipamentos compatíveis se tocam ou ficam muito próximos.

Imagem ilustrativa da notícia Descubra como usar o NFC no seu celular camera Tecnologia NFC permite permite funcionamento em máquinas de cartão, caixas eletrônicos, terminais de pagamentos de transporte público, fechaduras digitais e smartwatches. | Foto Divulgação Unplash

NFC (sigla que significa Near Field Communication, ou "Comunicação de Campo Próximo", em tradução direta) é uma tecnologia de comunicação sem fio presente em diversos celulares Android e também no iPhone (iOS). O NFC serve para fazer pagamentos por aproximação, entre outras ações.

Seu funcionamento se diferencia do Bluetooth e do Wi-Fi por exigir a proximidade entre os dois dispositivos. A especificação oficial menciona distância máxima de 10 cm, mas, na prática, o recurso é configurado para operar em raios mais curtos – no dia a dia, a conexão tende a se estabelecer apenas quando dois equipamentos compatíveis se tocam ou ficam muito próximos.

VEJA TAMBÉM:

Nos celulares, a funcionalidade é proporcionada por um componente responsável por emitir e receber dados. Entre os modelos que contam com chip NFC estão o iPhone 6 ou modelos mais recentes da Apple, assim como vários celulares Android de marcas como Motorola, Samsung, Xiaomi e outras. Em geral, todos os smartphones de categoria premium e alguns com ficha técnica intermediária entram na lista de celulares com NFC. No guia abaixo, veja como descobrir se o seu celular possui a tecnologia.

Além de mostrar como conferir se um celular possui NFC, o guia a seguir traz mais informações sobre a tecnologia. Veja no índice os tópicos que serão abordados.

1. NFC: o que é?

Sigla para Near Field Communication (Comunicação de Campo Próximo, em tradução direta), o NFC é considerado uma versão mais sofisticada do RFID, tecnologia de radiofrequência utilizada em crachás e chaves de hotel, por exemplo – porém, opera em frequência constante de 13,56 MHz.

O NFC é tido como seguro e conveniente para o usuário porque só opera a curtas distâncias. Além de evitar intrusos na conexão, essa maneira de funcionar dispensa configurações de pareamento e permite que um dos lados da conexão não precise de energia – com a proximidade, um dos polos pode energizar o outro para estabelecer a comunicação.

Tecnologia NFC permite permite funcionamento em máquinas de cartão, caixas eletrônicos, terminais de pagamentos de transporte público, fechaduras digitais e smartwatches.
📷 Tecnologia NFC permite permite funcionamento em máquinas de cartão, caixas eletrônicos, terminais de pagamentos de transporte público, fechaduras digitais e smartwatches. |Foto Divulgação Unplash

Dispositivos NFC podem ser de dois tipos: ativos ou passivos. Os ativos têm fonte de energia própria e podem enviar ou receber informações – são os celulares, terminais de pagamentos e de transporte público, por exemplo. Já os passivos precisam de um chip ativo próximo para obter energia e só podem transmitir dados – esse é o caso de cartões de crédito e débito, cartão de transporte (como o Bilhete Único de São Paulo e do Rio de Janeiro) e as tags NFC.

2. Como usar o NFC para pagamentos

A principal utilidade do NFC no celular é liberar meios de pagamento digitais, como Apple Pay, para iPhone (iOS), e Samsung Pay ou Android Pay para smartphones Android. Telefones que vêm com chip NFC podem substituir o cartão de crédito ou débito ao fazer compras em estabelecimentos que contam com máquina compatível.

Em geral, telefones que não têm essa tecnologia não podem ser usados como carteira digital. A exceção fica por conta de alguns aparelhos da Samsung que trazem chip MST, que simula a tarja magnética de cartões e permite uso em quase qualquer terminal de pagamento.

3. Outras aplicações que usam o NFC no celular

O NFC não se restringe a funções de pagamento, pois pode ser usado para transferir quantidades pequenas de dados entre dois aparelhos, quaisquer que elas sejam. Veja cinco exemplos de aplicação da tecnologia.

Compartilhamentos no celular: o NFC pode servir de ponte para dois celulares trocarem contatos, links, senhas de Wi-Fi e mensagens curtas. A conexão também pode ser utilizada em combinação com o Bluetooth para executar pareamento automático e iniciar a transferência de arquivos maiores, como fotos e vídeos, por meio da aproximação de dois telefones.

Pareamento de acessórios: assim como entre celulares, o NFC pode trabalhar lado a lado com o Bluetooth ou o Wi-Fi Direct para agilizar o pareamento entre um smartphone e um acessório. Câmeras, fones de ouvido e smartwatches com NFC podem se conectar rapidamente com o telefone, sem a necessidade de senha ou PIN.

Tags NFC: acessórios deste tipo são chips passivos que contêm comandos para o smartphone. Após a configuração, podem funcionar como botão físico para abrir aplicativos e ativar rotinas no celular: o usuário pode repousar o aparelho sobre uma tag no criado mudo para desligar o Wi-Fi, ativar o modo silencioso e programar o alarme automaticamente. Tags também podem guardar a senha do Wi-Fi para visitas. No carro, podem ligar o Bluetooth e abrir o Google Maps automaticamente ao colocar o telefone no suporte veicular.

4. Como saber se meu celular Android tem NFC?

Existem algumas formas de descobrir se o smartphone possui suporte ao NFC. A primeira é por meio das configurações do celular. No Android, vá nas configurações e procure o menu "Dispositivos conectados". Em seguida, encontre o botão de "Preferências de conexão". Se a opção NFC estiver disponível, significa que o seu celular oferece a tecnologia.

Outra opção é acessar o site da fabricante, buscar pelo modelo do seu aparelho e avaliar, na ficha técnica, se o termo NFC está presente. Estas informações podem estar na sessão chamada de "Especificações", "Specs" ou mesmo "Ficha Técnica". Por fim, também é possível consultar o manual de instruções do seu celular.

Veja como checar se Android possui NFC.
📷 Veja como checar se Android possui NFC. |Foto: Danilo Paulo de Oliveira/TechTudo

5. Como saber se meu iPhone tem NFC?

Para saber se o seu iPhone tem NFC, você pode buscar pelo modelo no site da Apple. Lá, é possível conferir as especificações para confirmar se o aparelho tem NFC ou não. Em geral, os celulares que foram lançados depois do iPhone 6 vêm com a tecnologia de fábrica, mas ela só vem ativada nos modelos a partir do iPhone X. Nos dispositivos anteriores, é necessário habilitar a opção dentro da “Central de Controles” do aparelho. Veja um tutorial completo de como ativar o NFC no iPhone. Sendo assim, veja a lista dos modelos que possuem a tecnologia: iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone SE, iPhone 6S, iPhone 6S Plus, iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 8, iPhone 8 Plus, iPhone X, iPhone XR, iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone 11, iPhone 11 Pro, iPhone 11 Pro Max, iPhone 12 Mini, iPhone 12, iPhone 12 Pro, iPhone 12 Pro Max, iPhone 13 Mini, iPhone 13, iPhone 13 Pro, iPhone 13 Pro Max, iPhone 14, iPhone 14 Plus, iPhone 14 Pro, iPhone 14 Pro Max, iPhone 15, iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro, iPhone 15 Pro Max.

6. Posso colocar NFC no celular que não tem?

Não é possível instalar um NFC que funcione de forma similar aos dispositivos que já oferecem a tecnologia de forma nativa. Sendo assim, um celular sem NFC não vai funcionar como um leitor, mas você pode acoplar tags para situações pontuais, como pagamentos por aproximação ou para abrir fechaduras, por exemplo.

7. Outros dispositivos que possuem NFC

Além do celular, outros equipamentos também possuem a tecnologia NFC (até para poder executar as funcionalidades oferecidas pelos smartphones). Entre os dispositivos estão as máquinas de cartão, os caixas eletrônicos e os terminais de pagamento de transporte público, fechaduras digitais, smartwatches, entre outros aparelhos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias