plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
TECNOLOGIA

Aplicativos espiões: descubra se você está sendo vigiado

Detectar a presença de um aplicativo espião no celular nem sempre é fácil, pois eles operam de forma discreta.

Imagem ilustrativa da notícia Aplicativos espiões: descubra se você está sendo vigiado camera ( Reprodução )

Já pensou na terrível possibilidade de ser vigiado constantemente, especialmente se esse monitoramento for realizado por meio de um aplicativo de espionagem instalado no seu próprio celular? O uso crescente desses aplicativos, sem o consentimento dos usuários, tem gerado preocupações crescentes entre as autoridades de segurança digital ao redor do mundo. Quer descobrir se você está sendo vigiado? Continue lendo esta matéria.

De acordo com dados recentes, entre setembro de 2020 e maio de 2021, houve um aumento significativo no número de dispositivos infectados com esse tipo de software, com um aumento de até 93% no Reino Unido e 63% nos Estados Unidos.

Entenda como funcionam os aplicativos espiões

Esses programas são desenvolvidos para coletar secretamente uma variedade de informações do dispositivo alvo, incluindo localização, chamadas, mensagens de texto, áudio e vídeo. Geralmente, eles afetam usuários de Android e são instalados manualmente ou por meio de técnicas de phishing.

Conteúdos relacionados:

Sinais de alerta

Detectar a presença de um aplicativo espião no celular nem sempre é fácil, pois eles operam de forma discreta. No entanto, existem sinais de alerta que os usuários podem observar, como uma rápida diminuição na duração da bateria, superaquecimento do dispositivo, aumento repentino no uso de dados móveis, desligamentos aleatórios e atividade suspeita da câmera ou microfone.

Medidas de proteção:

Para se proteger contra aplicativos espiões, os usuários devem revisar cuidadosamente as permissões concedidas aos aplicativos, manter seus sistemas e aplicativos atualizados, ativar senhas nos dispositivos e não compartilhá-las com terceiros, evitar salvar senhas de aplicativos no dispositivo, não clicar em links suspeitos e usar autenticação de dois fatores sempre que possível.

Prática ilegal no Brasil:

É importante ressaltar que a utilização desses aplicativos pode ser considerada crime no Brasil, conforme o Artigo 10 da Lei 9.296, o Artigo 154-A do Código Penal e o Artigo 147-A do Código Penal, este último criado pela Lei do Stalking n° 14.132/2021.

Quer saber mais notícias de Tecnologia? Acesse nosso canal no Whatsapp

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias