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ECONOMIA

Isolamento social impulsiona negócios nos meios digitais

Para seguirem com atividade em meio a pandemia, Consultoras de Beleza apostam em soluções disponíveis em smartphones. Venda direta foi um dos setores mais resilientes em 2020, segundo ABEVD.

domingo, 25/04/2021, 09:52 - Atualizado em 25/04/2021, 11:00 - Autor: Assessoria


Vendas pela  internet, whatsapp e outras mídias sociais já somam mais de 53% dos canais com maior atuação da atividade.
Vendas pela internet, whatsapp e outras mídias sociais já somam mais de 53% dos canais com maior atuação da atividade. | Freepik

Não deixar se abater e se manter ativa profissionalmente são desafios, na pandemia foi mais que necessário não desistir. Descobrir novas habilidades e inovar inseriram pessoas no mercado de trabalho trouxe satisfação pessoal para muitas pessoas, além de deixar as contas em dia.

Em outubro passado, a paraense Priscila Bagata, de 36 anos, decidiu retomar um talento que estava adormecido desde os tempos de sua adolescência: ser uma Consultora de Beleza. Quando entrou na faculdade, Priscila conta que o ritmo dos estudos a deixou com pouco tempo para focar na atividade. Hoje, já formada, ela conta que voltar a apostar na venda direta a possibilitou ter acesso a renda extra e conta com mais tempo para ficar com suas duas filhas, de 4 e 8 anos.

 

Priscila Bagat
Priscila Bagat Divulgação
 


Em apenas seis meses, Priscila já se tornou Consultora de Beleza do nível prata da Natura. A empresa mantém cinco níveis de progressão na atividade conforme o desempenho em vendas, as profissionais sobem de nível e a porcentagem de ganho com as vendas também aumenta, além de terem benefícios e incentivos diferentes a cada migração de nível, como treinamentos e campanhas. O segredo do sucesso de Priscila está nas divulgações. “Tenho grupo de contatos em meu celular e indico os itens ideais para atender cada perfil de cliente. Além disso, faço promoções diferenciadas e realizo sorteios nas minhas redes sociais”, conta.

Arlisson Freitas, de 25 anos, mora na cidade de Monte Alegre (PA). Cresceu vendo a mãe revendendo produtos de beleza. Quando precisou juntar dinheiro, não teve dúvidas de que gostaria de seguir a mesma atividade. Após quatro meses de seu cadastro no site da Natura, já chegou a nível máximo da carreira, o Diamante.

 

Arlisson Freitas
Arlisson Freitas Divulgação
 


Ele explica que prefere trabalhar com estoque para pronta entrega, mas a maior parte das divulgações são feitas apenas com o uso do celular. “A cada três meses, faço um mega bazar. Gosto também de manter meu status do whatsapp sempre atualizado com as novidades e divulgo ofertas nos grupos de vendas pelo Facebook”. O jovem garante que o sucesso não foi apenas resultado de seu esforço pessoal, mas de todos que o incentivaram, como sua líder de negócios, profissional responsável por orientar um grupo de consultores da marca que atuam na sua região. “A líder de negócios me ajudou a fazer cadastro, deu dicas de divulgação, ela me incentiva demais”, diz.

Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Venda Direta (ABEVD), o setor se mostrou um dos mais resistentes à crise da pandemia. Segundo dados da organização, internet, whatsapp e outras mídias sociais já somam mais de 53% dos canais com maior atuação da atividade. Isso possibilitou um aumento de 10% no faturamento do setor em 2020, quando comparado ao ano anterior.

A Natura é uma das empresas mais atuantes na digitalização do seu modelo de negócios e já estava inserida em uma verdadeira jornada nesta frente muito antes da pandemia. Com a chegada do vírus e a necessidade de distanciamento social, os projetos aceleraram. “Hoje a digitalização da atividade da consultora atende necessidades urgentes como barrar o contágio do vírus, apoiar as pessoas e manter a economia circulando”, explica Cida Franco, diretora de vendas da Natura. Ela afirma ainda que a empresa tem apostado em cursos de letramento digital para ampliar a base de Consultoras que também atuam no online.

 A marca lançou soluções digitais não apenas para apoiar a atividade comercial, mas também ferramentas de suporte social às Consultoras de Beleza e familiares. Entre os serviços oferecidos estão telemedicina e apoio psicológico. “Com o avanço pandemia, temos ampliado os investimentos na área da saúde. Além de  manter um programa que oferece serviços de saúde a custos subsidiados para as consultoras do Brasil e que é extensivo a um membro de sua família. A iniciativa inclui descontos de até 60% em consultas médicas, exames e medicamentos.

 

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