Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
23°
cotação atual R$
CELULARES

Apple já planeja câmera de iPhone dobrável para barrar Samsung

Gigante americana se prepara para enfrentar a Samsung num lucrativo e crescente mercado.

segunda-feira, 01/02/2021, 14:58 - Atualizado em 01/02/2021, 16:03 - Autor: Com informações de TechTudo


A Apple está trabalhando duro na criação de um iPhone dobrável e, recentemente, novas pistas sobre o aparelho foram descobertas no escritório de patentes dos Estados Unidos. A fabricante registrou o protótipo de um sistema de câmeras que operariam no celular com tela flexível, chamado de “Sistema de Câmera para Dispositivos Eletrônicos Dobráveis”.

De acordo com o registro, as câmeras podem vir em um estojo externo ao telefone e não diretamente no aparelho. Atualmente, pelo menos dois protótipos de smartphones dobráveis estão em desenvolvimento pela empresa, que se prepara para enfrentar a Samsung num lucrativo e crescente mercado.

Ao menos dois protótipos de smartphones dobráveis estão em desenvolvimento pela Apple — Foto: Reprodução/Phone Arena

Ao menos dois protótipos de smartphones dobráveis estão em desenvolvimento pela Apple — Foto: Reprodução/Phone Arena

De acordo com o pedido de patente da Apple, o novo aparelho poderá ter um revestimento flexível feito de tecido, polímero ou outros materiais que se dobram facilmente. Dessa forma, as câmeras não viriam anexadas ao smartphone, mas sim inseridas nesse revestimento externo.

Essa parte flexível do celular poderia ser dobrada em diferentes posições, de forma que as câmeras possam ficar voltadas para a parte côncava externa (com curvatura para dentro) ou para o lado convexo externo (com curvatura para fora).

Protótipo indica câmeras flexíveis em possível aparelho dobrável da Apple — Foto: Reprodução/Phone Arena

Essa característica faria com que as lentes conseguissem captar a imagem por diferentes ângulos. Ao dobrar o revestimento, por exemplo, seria possível capturar fotos panorâmicas e tridimensionais.

O pedido de patente diz ainda que as câmeras poderiam se conectar a dispositivos externos com ou sem fio. Isso sugere que as lente poderão vir em um estojo removível, permitindo diferentes ângulos de captura ao fotografar e filmar. Contudo, o simples registro da patente não garante que o futuro iPhone dobrável terá exatamente esta estrutura.

Lentes do novo iPhone poderão vir em um estojo removível — Foto: Reprodução/Phone Arena

Lentes do novo iPhone poderão vir em um estojo removível — Foto: Reprodução/Phone Arena

Atualmente, a Apple está testando dois designs dobráveis com apoio da fornecedora chinesa Foxconn. O primeiro, que lembra o Galaxy Z Fold 2, da Samsung, teria duas telas fixas separadas por uma dobradiça que abre e fecha o dispositivo. As bordas seriam redondas e de aço inoxidável, com ausência de notch.

Já o segundo modelo, que parece ser o mais cogitado pela empresa da marca da maçã, seria em estilo flip semelhante ao Motorola Razr e ao Samsung Galaxy Z Flip 5G. Nesse sistema, o aparelho viria uma tela única dobrável e painéis OLED flexíveis. Com isso, seria possível encerrar uma chamada simplesmente fechando o telefone.

Ainda não há data para o smartphone chegar ao mercado, o que deve acontecer somente no final de 2022 ou em 2023. Desde pelo menos 2016, a empresa presidida por Tim Cook testa diferentes modelos de celulares dobráveis, mas nunca anunciou um plano formal para entrar no segmento.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS