Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
27°
cotação atual R$
FIQUE ESPERTO!

Domínios falsos são identificados para aplicar golpes envolvendo Pix

Apesar das tentativas de fraudes, o novo sistema é seguro, garante o Banco Central

quarta-feira, 07/10/2020, 21:40 - Atualizado em 07/10/2020, 21:40 - Autor: Com informações da Folhapress


Os principais meios de roubo de dados ou informações acontecem por meio de engenharia social.
Os principais meios de roubo de dados ou informações acontecem por meio de engenharia social. | Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O sistema Pix, iniciado na última segunda-feira (5), já se tornou alvo de cibercriminosos. ​Só no primeiro dia de cadastros de chaves, ao menos 30 domínios falsos foram criados com o nome do programa, afirmou a empresa de cibersegurança Kaspersky.

O objetivo desses endereços de internet é conseguir informações pessoais de consumidores para efetuar fraudes em seu nome e disseminar softwares nocivos -hackeando computadores e contas e roubando senhas. “Se os registros [em relação ao Pix] continuarem crescendo nos próximos dias na mesma velocidade das primeiras 24 horas, podemos chegar aos 100 sites falsos em menos de uma semana”, afirma Fabio Assolini, especialista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.

Apesar do grande número de tentativas de fraudes relacionadas ao Pix, o novo sistema é seguro, segundo o Banco Central e as instituições financeiras e de pagamentos envolvidas com o processo. Os principais meios de roubo de dados ou informações, afirmam, acontecem por meio da engenharia social - uma manipulação psicológica feita por criminosos.

Esse tipo de golpe faz o consumidor acreditar que o fraudador é um representante da instituição financeira ou que o site informado é o oficial do Pix e o convence a passar informações pessoais e financeiras -o que leva à fraude.

VEJA MAIS:

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS