plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
COINCIDÊNCIA?

Buscas por "excluir Facebook" crescem após filme da Netflix

Documentário discute efeitos das redes sociais quando usadas exageradamente

Imagem ilustrativa da notícia Buscas por "excluir Facebook" crescem após filme da Netflix camera Documentário foi lançado no dia 9 de setembro na plataforma de streaming. | Divulgação/Netflix

Um levantamento realizado pela Decode, empresa de análise e pesquisa em big data, mostra que buscas por “Desativar / excluir Facebook” cresceram 250% no Google no período entre 9 e 29 de setembro, dias após o lançamento do filme da Netflix, "O Dilema das Redes".

O documentário foi dirigido por Jeff Orlowski e discute os impactos das redes sociais em nossas vidas, sociedade e democracia quando usadas exageradamente. Entre os temas abordados, estão a tecnologia persuasiva, monitoramento constante, além do acesso de dados de usuários.

De acordo com a Decode, termos como “excluir Instagram”, “desativar notificações” e “desativar temporariamente” também estão sendo procurados pelos brasileiros: 100%, 110% e 120% respectivamente.

“Tentamos levantar dados que possam indicar novas tendências de comportamento e há uma crescente procura por formas de desativar perfis nas redes. Se levarmos em conta que a própria Netflix se beneficia dos mesmos algoritmos sociais para investir em seus produtos, essa onda também pode estar tendo efeitos previsíveis desejáveis”, avalia Lucas Fontelles, analista da Decode.

VEJA TAMBÉM:

A observação feita pela empresa, contudo, não apontou nenhuma relação direta entre os termos pesquisados e o documentário.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias