Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
27°
cotação atual R$
COINCIDÊNCIA?

Buscas por "excluir Facebook" crescem após filme da Netflix

Documentário discute efeitos das redes sociais quando usadas exageradamente

quinta-feira, 01/10/2020, 20:44 - Atualizado em 01/10/2020, 20:44 - Autor: Com informações de Matheus Doliveira/Exame


Documentário foi lançado no dia 9 de setembro na plataforma de streaming.
Documentário foi lançado no dia 9 de setembro na plataforma de streaming. | Divulgação/Netflix

Um levantamento realizado pela Decode, empresa de análise e pesquisa em big data, mostra que buscas por “Desativar / excluir Facebook” cresceram 250% no Google no período entre 9 e 29 de setembro, dias após o lançamento do filme da Netflix, "O Dilema das Redes".

O documentário foi dirigido por Jeff Orlowski e discute os impactos das redes sociais em nossas vidas, sociedade e democracia quando usadas exageradamente. Entre os temas abordados, estão a tecnologia persuasiva, monitoramento constante, além do acesso de dados de usuários.

De acordo com a Decode, termos como “excluir Instagram”, “desativar notificações” e “desativar temporariamente” também estão sendo procurados pelos brasileiros: 100%, 110% e 120% respectivamente.

“Tentamos levantar dados que possam indicar novas tendências de comportamento e há uma crescente procura por formas de desativar perfis nas redes. Se levarmos em conta que a própria Netflix se beneficia dos mesmos algoritmos sociais para investir em seus produtos, essa onda também pode estar tendo efeitos previsíveis desejáveis”, avalia Lucas Fontelles, analista da Decode.

VEJA TAMBÉM:

A observação feita pela empresa, contudo, não apontou nenhuma relação direta entre os termos pesquisados e o documentário.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS