plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ENTENDA

Projeto de lei obriga validade de um ano para crédito do pré-pago

De autoria do deputado Lincoln Portela (PL/MG), o projeto de lei 618/2007 prevê que os créditos de celulares pré-pagos tenham validade mínima de um ano. A proposta foi aprovada na última quinta-feira (31) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da C

Imagem ilustrativa da notícia Projeto de lei obriga validade de um ano para crédito do pré-pago camera Reprodução

De autoria do deputado Lincoln Portela (PL/MG), o projeto de lei 618/2007 prevê que os créditos de celulares pré-pagos tenham validade mínima de um ano. A proposta foi aprovada na última quinta-feira (31) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.

De acordo com a proposta, o celular pré-pago só pode ser bloqueado para receber chamadas depois de, no mínimo, um ano da ativação do último crédito. As operadoras que não cumprirem a lei poderão sofrer penalidades como advertência, multa e suspensão temporária.

Diferente da CCJ, a Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) rejeitou a proposta, o que obriga o projeto ir a plenário, na Câmara, pelos deputados e seguir para aprovação no Senado, para então ser sancionado ou vetado pelo presidente.

A regulamentação atual da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estabelece que as operadoras não podem oferecer créditos com validade menor que a de 30 dias.

Há também opções de validades iguais ou superiores a 90 ou 180 dias. As empresas também são obrigadas a renovar os créditos vencidos na recarga seguinte, bem como comunicar os clientes quando o saldo estiver prestes a acabar.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias