SUPER-TERRA

Nasa descobre 1ª planeta próximo da Terra que pode abrigar vida alienígena

A Nasa descobriu três novos exoplanetas e está se divertindo com o assunto.As informações são do portal Metro.Um dos quais foi apelidado de "super-Terra". Não só acredita-se que o planeta seja um mundo rochoso, mas também orbita em sua estrela-mãe e está

Imagem ilustrativa da notícia Nasa descobre 1ª planeta próximo da Terra que pode abrigar vida alienígena camera O GJ 357 d está próximo da Terra e poderá, em breve, ser observado via telescópios | Reprodução

A Nasa descobriu três novos exoplanetas e está se divertindo com o assunto.

As informações são do portal Metro.

Um dos quais foi apelidado de "super-Terra". Não só acredita-se que o planeta seja um mundo rochoso, mas também orbita em sua estrela-mãe e está dentro da chamada "zona habitável". Então, lá no planeta GJ 357 d - a apenas 37 anos-luz de distância - não está muito quente nem muito frio.

Isso significa que existe a possibilidade de água líquida estar presente na superfície e, portanto, poder suportar vida alienígena. "O GJ 357 d está localizado dentro da borda externa da zona habitável de sua estrela, onde recebe aproximadamente a mesma quantidade de energia estelar de sua estrela, comparável com que Marte faz do Sol", disse Diana Kossakowski, do Instituto Max Planck de Astronomia em Heidelberg. Ela é co-autora do artigo sobre a descoberta do planeta em Astronomia e Astrofísica. "Se o planeta tiver uma atmosfera densa, que levará estudos futuros para determinar, ele poderia reter calor suficiente para aquecer o planeta e permitir a entrada de água líquida em sua superfície", disse.

Lisa Kaltenegger, professora de astronomia na Cornell University, que publicou um artigo separado no Astrophysical Journal Letters, sugere que o planeta pode abrigar vida. "Isso é emocionante, já que esta é a primeira super-Terra da humanidade que pode abrigar vida - descoberta com a ajuda de Tess, nossa pequena e poderosa missão com um alcance enorme", disse ela. "Com uma atmosfera espessa, o planeta GJ 357 d poderia manter a água líquida em sua superfície (como a Terra) e poderíamos detectar sinais de vida com os próximos telescópios em breve."

O equipamento TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da Nasa foi responsável pela descoberta, notando que a estrela diminuiu ligeiramente a cada 3,9 dias em fevereiro, uma sugestão de que os planetas estavam circulando em torno dele.

Afirma-se que o GJ 357 d orbita sua estrela a cada 55,7 dias em uma faixa de cerca de 20% da distância da Terra ao sol. Os três planetas orbitam uma estrela conhecida como GJ 357, um anão do tipo M, que é cerca de 40% mais frio que o nosso sol e cerca de um terço de sua massa e tamanho.

O mais próximo dos três planetas, GJ 357 b, é cerca de 22% maior que a Terra, orbitando sua estrela 11 vezes mais perto do que Mercúrio faz com o sol. "Nós descrevemos GJ 357 b como uma 'Terra quente'", disse Enric Palle, um astrofísico do Instituto de Astrofísica das Ilhas Canárias. "Apesar de não poder sediar vida, é digno de nota como o terceiro exoplaneta em trânsito mais conhecido e um dos melhores planetas rochosos que temos para medir a composição de qualquer atmosfera que possa possuir." O planeta médio, GJ 357 c, tem uma massa pelo menos 3,4 vezes a da Terra e orbita em torno de sua estrela a cada 9,1 dias.

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!