plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
TE CUIDA!

Abril verde: campanha alerta sobre segurança do trabalho

Uma Iniciativa que chama a atenção da sociedade brasileira para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais

Imagem ilustrativa da notícia Abril verde: campanha alerta sobre segurança do trabalho camera O mês de abril foi escolhido porque o dia 28 é dedicado à memória das vítimas de acidentes e de doenças do trabalho | Reprodução/ Freepik

Ao longo do mês de abril, órgãos públicos e instituições debatem sobre temas relativos aos acidentes de trabalho, em alusão à campanha Abril Verde, que tem o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador.

E você sabe por que este mês foi escolhido?! Então, o mês de abril foi escolhido porque o dia 28 é dedicado à memória das vítimas de acidentes e de doenças do trabalho. Uma Iniciativa que chama a atenção da sociedade brasileira para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

Catarata: conheça as causas, sintomas e cuidados

Direitos

Quais obrigações uma empresa precisa realizar para garantir a segurança do funcionário?

Joel Teixeira, especialista em segurança do trabalho
📷 Joel Teixeira, especialista em segurança do trabalho |(Arquivo - Pessoal)

O Auditor Fiscal do trabalho e especialista em segurança do trabalho, Joel Teixeira, explica que precisa oferecer dois documentos importantes. "É necessário que a empresa produza dois documentos: O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), que vai examinar o ambiente em que o trabalho é desenvolvido e verificar quais os riscos que esse ambiente de trabalho oferece ao trabalhador. E o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), ele vai cuidar da integridade física e da saúde mental do funcionário no exercício desse trabalho”, diz.

Em casos de doença, como a empresa deve amparar o trabalhador?

Joel Teixeira ressalta que a empresa deve oferecer um benefício para aparar esse funcionário. "Se a empresa tomou todos os cuidados e ainda sim o trabalhador adoece, ele vai ter direito a um “benefício acidentário”, ou seja, o trabalhador será afastado como se fosse vítima de um acidente do trabalho, a partir do momento que ele se torna incapaz para continuar trabalhando e a empresa vai ter que emitir o que a gente chama de “comunicação de acidente do trabalho”, que vai ter como data de início o momento em que a doença que ele adquiriu o impossibilita de continuar trabalhando.

Clique aqui para ouvir mais um episódio da coluna "Te Cuida!" em versão podcast

O especialista destaca ainda, o período a ser cumprido. “Ressalvo que, os 15 primeiros dias, em que ele se afasta do trabalho, são pagos pela empresa, apenas a partir do décimo sexto dia é que ele entra de benefício previdenciário em razão de acidente do trabalho”, afirma.

Deveres

Quais os cuidados básicos que o trabalhador deve ter no ambiente de trabalho?

Todo trabalho dever zelar pela sua segurança, diz o especialista. "É observar as normas técnicas que regem a realização daquele trabalho. Então, é obrigação do trabalhador utilizar o equipamento de proteção individual. Ele tem que ter prudência no exercício da sua atividade. Ele não pode negligenciar os cuidados que deve ter no seu ambiente do trabalho".

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias