plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
DR. RESPONDE

Treino e dieta é a combinação perfeita para ter um corpo saudável 

Trabalho conjunto entre preparador físico e educador físico é fundamental

Imagem ilustrativa da notícia Treino
e dieta é a combinação perfeita para ter um corpo saudável  camera Reprodução

A manutenção de uma vida mais saudável passa pelas escolhas que cada indivíduo faz ao longo da sua rotina. Apesar de relacionadas a hábitos presentes na vida das pessoas desde o nascimento, como se alimentar e se movimentar, tais escolhas podem e devem ser auxiliadas por profissionais. No que se refere a hábitos saudáveis, a atuação conjunta de dois profissionais em especial, o nutricionista e o professor de educação física, pode potencializar os resultados esperados pelo paciente.

Obesidade: tratamento com equipe multidisciplinar pode ajudar no problema

O nutricionista e professor de educação física Renato Ferraz aponta que, em busca do melhor acompanhamento para o paciente, um profissional é aliado do outro. Ele aponta que, hoje, a base da pirâmide alimentar inclui também a prática de exercícios físicos. “Quando analiso o paciente através da avaliação física e nutricional, busco entender o metabolismo deste paciente. Analiso a proposta de plano alimentar e que tipo de exercício físico esse paciente deve praticar”, considera.

“A nutrição anda lado a lado com o esporte, os treinos ou as aulas na academia. Para se ter sucesso e alcançar resultados mais satisfatórios, a alimentação equilibrada deve ser totalmente aliada a essa prática, e, por isso, o nutricionista está diretamente relacionado ao trabalho do educador físico, atuando em parceria”.

Renato aponta que o nutricionista tem a possibilidade de proporcionar o ‘combustível’ necessário para que o professor de educação física possa cuidar do acompanhamento físico do aluno de modo a ajudá-lo a trilhar um caminho de sucesso rumo à meta. “A função básica de um nutricionista é avaliar o organismo do indivíduo e todas as suas necessidades calóricas no dia a dia. A partir dessa análise, ele pode definir uma dieta personalizada de acordo com as demandas calóricas e nutricionais de cada um”, explica.

“Quando o paciente busca o emagrecimento ou ganho de massa é fundamental um planejamento de treino. O professor de educação física adentra nesse aspecto, planejando o tipo de treino a ser executado, supervisionando-o e adequando-o à individualidade deste paciente, promovendo, assim, o bem-estar e a qualidade de vida”.

“A nutrição anda lado a lado com o esporte, os treinos ou as aulas na academia. Para se ter sucesso e alcançar resultados mais satisfatórios, a alimentação equilibrada deve ser totalmente aliada a essa prática”. Renato Ferraz,nutricionista e professor de educação física.

Orientação ajuda a não ganhar peso novamente

O nutricionista e professor de educação física Renato Ferraz reforça que a parte física é fundamental no processo de busca por uma vida mais saudável. Renato considera que, hoje, muita gente busca resultados rápidos e esquece o essencial, movimentar o corpo.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, sentando e área interna

Renato Ferraz destaca benefícios de se exercitar adequadamente

“Colocar o corpo em movimento proporciona diversos benefícios para um bom funcionamento do organismo. Melhora a capacidade respiratória e o condicionamento físico, promove o fortalecimento muscular, aumenta o rendimento, a resistência física, e favorece a coordenação e o equilíbrio. Aspectos fundamentais tanto no processo de emagrecimento, quanto para ganho de massa muscular”, aponta. “Por isso, uma boa orientação do profissional faz com que o objetivo do paciente se torne mais eficaz”.

Além da maior eficácia nos resultados, o acompanhamento desses dois profissionais também é fundamental para se evitar os riscos de adoção de dietas ou treinos que podem não ser os indicados para o seu tipo de organismo. “Uma dieta restrita em calorias influencia o metabolismo, de forma que o corpo, ao sentir a necessidade de economizar energia, tende a diminuir o gasto, com isso o reganho de peso após o término da dieta é favorecido”, alerta.

TREINO ALEATÓRIO

“Em relação aos exercícios sem orientação, as pessoas que se exercitam sozinhas podem sofrer lesões que vão desde um simples estiramento muscular a outras mais graves que podem ser para o resto da vida. Por isso, é necessário cuidado. Nem sempre aquele treino da internet é o ideal para você”.

CONTRIBUIÇÃO PROFISSIONAL

NUTRICIONISTA

A atuação do nutricionista deve envolver, tanto para quem quer emagrecer ou para quem quer ganhar massa muscular, desde orientações sobre a escolha dos alimentos até o histórico familiar e o contexto social do indivíduo, sem deixar de lado os aspectos fisiológicos.

Além de indicar formas de consumir alimentos saudáveis, ele avalia os hábitos alimentares dos beneficiários e identifica certos alimentos que precisam ser eliminados da dieta, sugerindo alternativas saudáveis para o consumo diário.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

O professor de educação física atua no planejamento de treino do indivíduo de acordo com o seu objetivo, que pode ser o emagrecimento, o ganho de massa muscular etc. Além de planejar o tipo de treino a ser executado, ele ainda supervisiona e adequa a atividade à individualidade do paciente, promovendo bem-estar e qualidade de vida.


VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias