plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
DR. RESPONDE

Obesidade: tratamento com equipe multidisciplinar pode ajudar no problema

O sobrepeso é fator de risco para doenças crônicas e desenvolvimento do câncer.

Imagem ilustrativa da notícia Obesidade: tratamento com equipe multidisciplinar pode ajudar no problema camera Quase 27% da população adulta do Brasil está obesa, segundo o IBGE. | Agência Brasil

O estudo mais recente divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) traz o alerta para um problema de saúde pública que vem crescendo no Brasil, a obesidade. De acordo com o segundo volume da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, divulgada em outubro deste ano, o percentual de pessoas obesas em idade adulta no país mais que dobrou no período de 18 anos. Entre 2002 e 2003, o percentual de pessoas obesas era de 12,2%, enquanto em 2019 o número chegou a 26,8%.

Também foram registrados aumentos na proporção da população adulta com excesso de peso, com a taxa passando de 43,3% para 61,7%. Outro indicativo preocupante apontado pelo estudo é o de que a obesidade cresce de acordo com o avanço das faixas de idade. Segundo a PNS 2019, cerca de um terço das pessoas com idade entre 18 a 24 anos estava com excesso de peso, já entre as pessoas de 40 a 59, a proporção chegava a 70,3%.

Na medida em que se transforma em um fator de risco para doenças crônicas e para o desenvolvimento do câncer, a obesidade é considerada hoje um problema de saúde pública que precisa ser tratada com a devida atenção. Apesar das causas da doença serem não apenas individuais, mas também ambientais e sociais, a tentativa de vencer a obesidade ou mesmo de preveni-la passa, na grande maioria das vezes, pela necessidade de uma reeducação alimentar e pela prática de atividades físicas, mudanças que precisam ser devidamente acompanhadas por profissionais capacitados a lidar com a doença.

Entre a equipe multiprofissional que pode atuar em conjunto na promoção da melhor qualidade de vida e saúde ao paciente, três profissionais têm papel importante: o nutricionista, o nutrólogo e o endocrinologista.

Obesidade: tratamento com equipe multidisciplinar pode ajudar no problema
📷 |Reprodução
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias