plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SAÚDE

DR. Responde: manter a imunidade muito além da vitamina C

O sistema imunológico é estimulado por uma série de componentes, como as vitaminas e os sais minerais O sistema imunológico é estimulado por uma série de componentes, como as vitaminas e os sais minerais.

Imagem ilustrativa da notícia DR. Responde: manter a imunidade muito além da vitamina C camera Freepik

Dentre os elementos que precisam ser considerados no momento da adoção de uma dieta, os fatores ligados à imunidade são parte deles. A alimentação e a ingestão das quantidades adequadas de vitaminas e sais minerais são fundamentais para que o sistema imunológico consiga trabalhar bem na defesa do organismo contra possíveis invasores. Diferente do que muita gente imagina, porém, o fortalecimento da imunidade vai muito além da ingestão apenas de vitamina C.

A nutricionista e coordenadora do curso de nutrição da Universidade da Amazônia (Unama), Danielle Carneiro Farias, aponta que durante a adoção de dietas muito restritivas, o organismo pode apresentar um dano imunológico devido à alimentação pobre em alguns nutrientes que são necessários para manter o bom funcionamento do organismo. “Quando a gente pensa em uma dieta para emagrecer, por exemplo, muita gente utiliza dietas restritivas. Só que elas normalmente têm uma resposta, um dano imunológico”, considera, ao exemplificar o contexto.

“A dieta para pacientes pós-bariátrica, por exemplo, é uma dieta que normalmente cai muito a imunidade do paciente porque, como o estômago ainda está sofrendo a cicatrização, é uma dieta muito pobre e ela interfere na imunidade. Por isso que o paciente normalmente tem uma perda de peso severa, uma perda de cabelo muito forte, fica com o aspecto mesmo de doente por conta dessa alimentação. Então uma dieta restritiva pode, sim, prejudicar a imunidade”.

COMPONENTES VITAIS

Quando se trata de fortalecer o sistema imunológico, Danielle aponta que não apenas as vitaminas, mas também os sais minerais precisam ser ingeridos. Apesar de muitas pessoas associarem o fortalecimento da imunidade à vitamina C, ela não é a única que contribui com bom funcionamento do sistema imunológico. “Precisamos entender que os alimentos e nutrientes são necessários não apenas pelo aspecto simples da fome. Nós devemos nos alimentar e ingerir alimentos e nutrientes justamente para que o nosso metabolismo funcione e estimule o nosso sistema imunológico”, explica. “As vitaminas, A, B, C, D, os ômegas, junto com os minerais selênio e zinco, vão ser componentes muito importantes para fortalecer o sistema imunológico, então, além das vitaminas, os sais minerais também são componentes importantes para estimular esse sistema imunológico”.

DR. Responde: manter a imunidade muito além da vitamina C
📷 |

Dê importância às vitaminas do Complexo B

A nutricionista Danielle Farias aponta que dentre os nutrientes que mais estimulam o sistema imunológico estão as vitaminas, já bastante conhecidas, e que se dividem entre dois tipos. As vitaminas hidrossolúveis – a vitamina C, que é a mais consumida, e as vitaminas do Complexo B – precisam de água para serem absorvidas. Já as vitaminas lipossolúveis - as vitaminas A, D, E e K - precisam de lipídio para serem absorvidas. “As vitaminas hidrossolúveis normalmente estão presentes nas frutas e nas hortaliças verde escuras, no ovo e também em algumas carnes, como a carne bovina. Já as vitaminas lipossolúveis vão estar presentes também em algumas frutas, em menor quantidade, e vão estar muito presentes nas carnes e nos derivados do leite”.

Apesar da vitamina C ser muito consumida com o objetivo de fortalecer a imunidade, a nutricionista aponta que as vitaminas do Complexo B podem ser mais benéficas para esse objetivo. “A função principal da vitamina C é basicamente combater os radicais livres. O nosso corpo, para funcionar, passa por sucessivas reações químicas e metabólicas e essas reações vão liberar radicais livres, como a exposição ao sol e o consumo de muita gordura, por exemplo, que aumentam a liberação de radicais livres. Então basicamente a vitamina C vai combater os radicais livres”, explica. “Já as vitaminas do Complexo B são ainda mais importantes para a imunidade porque atuam nos glóbulos brancos do nosso sangue, que funcionam como se fossem o nosso exército de defesa para combater infecções. Então, em uma situação de estímulo à imunidade, é muito importante dar atenção especial às vitaminas do Complexo B, que muita gente não conhece”.

Através do equilíbrio desses nutrientes ao longo da rotina alimentar, ainda que o objetivo seja a perda de peso, é possível garantir o bom funcionamento do sistema imunológico. “Mantendo uma constância alimentar, uma organização na dieta, com boas escolhas alimentares, fracionando os nutrientes, é a fórmula perfeita para se manter saudável e com a imunidade alta também”, finaliza Danielle Farias.

DR. Responde: manter a imunidade muito além da vitamina C
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias