plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Novembro Azul: Hospital Metropolitano realiza ações especiais sobre saúde do homem

As atividades, voltadas para colaboradores e pacientes, visam a diminuição do preconceito em relação aos exames preventivos do câncer de próstata

Imagem ilustrativa da notícia Novembro Azul: Hospital Metropolitano realiza ações especiais sobre saúde do homem camera Freepik

O mês de novembro é dedicado, em todo o mundo, ao alerta sobre a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, com ênfase no câncer de próstata. O movimento, conhecido como Novembro Azul, ocorre no mês em que é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17/11).

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum.

Como parte da campanha Novembro Azul, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), realiza, a partir desta sexta-feira (13), uma série de ações educativas sobre a saúde do homem.

No mundo, 45 homens perdem a vida para a doença todos os dias, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). O órgão aponta ainda que foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer este ano no Brasil.

“Um dos principais motivos do alto número de casos e óbitos é o preconceito, principalmente em relação ao exame de toque retal”, ressalta Natália Failache, uma das organizadoras da atividade. “O exame é essencial para o diagnóstico precoce da doença, eleva as chances de cura de forma considerável”, complementa Natália.

Por meio de palestras sobre a prevenção do câncer de próstata e a importância dos exames para o diagnóstico precoce, profissionais de saúde levarão informações para colaboradores e pacientes. A ação acontecerá todos os dias, no período da tarde, no hall e nos leitos da unidade.

O coordenador de almoxarifado do Metropolitano, Marcelo Bentes, ressalta que muitas informações passadas durante a palestra eram, até então, desconhecidas por ele. “Hoje aprendi sobre a importância de deixar o preconceito de lado e fazer o exame, já que cerca de 90% dos casos têm cura se o diagnóstico for feito precocemente”, comenta.

Sintomas e diagnóstico precoce

Um dos assuntos abordados nas ações do Hospital Metropolitano, que pertence ao governo do Estado e presta atendimento 100% gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS), são os sintomas do câncer de próstata.

Luiz Ulisses, médico urologista do Hospital Metropolitano, alerta que o câncer de próstata tem evolução silenciosa. “Geralmente, o homem não apresenta sintomas no início da doença e, quando apresenta, geralmente é alguma dificuldade de urinar ou necessidade de ir mais vezes ao banheiro durante o dia ou à noite”.

De acordo com o médico, na fase avançada, o paciente pode sentir dores ósseas, sangramento urinário e, em casos extremos, insuficiência renal (quando os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas).

Segundo o urologista, alguns passos simples são fundamentais para a prevenção da doença, que se diagnosticada cedo, pode isentar o paciente de tratamentos como quimioterapia e radioterapia.

“O exame de toque retal e a dosagem sanguínea do PSA permitem avaliar a presença de nódulos ou tecidos endurecidos na superfície prostática. Apesar de desconfortável, é parte fundamental na avaliação, ajudando também na decisão da melhor forma de tratamento”, enfatiza o especialista. “É preciso desmistificar os tabus relacionados ao exame e se conscientizar de que a prevenção é sempre a melhor escolha”, complementa.

Ao longo do mês, o HMUE também está promovendo uma campanha sobre o tema. Neste ano, a proposta é entender as dúvidas e angústias da população no processo de adesão à prevenção da doença. Por isso, as perguntas do público estão sendo respondidas por médicos que atuam na entidade, de forma didática, orientando com informação, por meio das redes sociais da instituição. Acompanhe!

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias