plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Dia Mundial da Osteoporose: doença pode ser fatal na terceira idade

Data é comemorada em 20 de outubro e serve de alerta para a prevenção desta alteração metabólica, que pode ser fatal na terceira idade

Imagem ilustrativa da notícia Dia Mundial da Osteoporose: doença pode ser fatal na terceira idade camera Com o avançar da idade, os ossos vão ficando mais porosos, o que aumenta o risco de fraturas, especialmente no quadril, na costela, no colo do fêmur e nos punhos. | Reprodução

A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea. Essa condição metabólica está associada ao envelhecimento e pode se manifestar em mulheres e homens. Com o avançar da idade, os ossos vão ficando mais porosos, o que aumenta o risco de fraturas, especialmente no quadril, na costela, no colo do fêmur e nos punhos.

E qual a ligação da doença com a menopausa? A osteoporose atinge principalmente o sexo feminino após a menopausa por causa da queda na produção do estrogênio. Ao longo da vida, os ossos vão sofrendo desgastes e sendo reconstruídos ao mesmo tempo pelo organismo. E o hormônio estrogênio é o responsável por carregar o cálcio para a realização da reconstrução óssea. Com a menopausa, o corpo feminino reduz drasticamente a fabricação de estrogênio. Isso faz com que a perda de massa óssea fique maior do que a capacidade de regeneração dos ossos.

O ginecologista Fernando Guastella, formado pela USP e especialista em climatério, explica que a partir dos 30 anos a mulher perde cerca de 0,3 a 0,5% de densidade óssea por ano. E, após a menopausa, há a aceleração da perda de massa óssea. “Isso ocorre especialmente nos 5 primeiros anos, em que se perde entre 2 e 4% de massa óssea ao ano. Portanto, quanto mais cedo a mulher entra na menopausa, mais osso ela perde”.

Segundo Fernando Guastella, uma em cada três mulheres, em média, pode apresentar ao menos uma fratura devido a osteoporose após os 50 anos. “E com o aumento da expectativa de vida este problema tende a aumentar caso não sejam tomadas medidas preventivas”, alerta ele.

Terapia de reposição hormonal para prevenção e tratamento da osteoporose.

Leia mais:

Artrose nas mãos: uso excessivo de celular pode ser fator de risco

Dieta saudável promove equilíbrio para uma melhor saúde mental

A terapia de reposição hormonal impede a perda de osso e, em alguns casos, pode até fazer a mulher recuperar o osso perdido, quando associado a outros tratamentos.

Além da terapia de reposição hormonal, há tratamentos alternativos para a osteoporose.

“A prevenção contra a doença é muito importante. O ideal é fazer um exame de densitometria óssea anualmente para avaliar a densidade óssea”, diz Guastella. Além disso, é necessário estar em dia com a ingestão de cálcio e de vitamina D, essenciais para a formação óssea.

A realização de exercícios físicos regulares também a ajuda a prevenir a osteoporose, principalmente exercícios de impacto, como musculação. A atividade física de impacto estimula o ganho de massa óssea e muscular, tornando ambos mais resistentes, além de contribuir para o aumento da força e do equilíbrio do corpo. “É importante que a mulher procure ter um estilo de vida saudável, evitando fatores de risco como tabagismo, sedentarismo e abuso de álcool”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias