Diário Online

Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
29°
cotação atual R$
CUIDE DO SORRISO

Veja 7 alimentos que podem manchar seus dentes e como evitar um sorriso amarelo

Quer evitar dentes amarelos e ter um sorriso bonito? Siga as dicas.

quinta-feira, 08/10/2020, 18:24 - Atualizado em 08/10/2020, 18:24 - Autor: Com informações do UOL


Alimentos que você nem imagina podem ajudar a amarelar seus dentes.
Alimentos que você nem imagina podem ajudar a amarelar seus dentes. | Reprodução

Todo mundo sabe que o cigarro e a falta de escovação deixam os dentes amarelados. Mas esses não são os únicos fatores. Alguns alimentos, inclusive bem saudáveis, também podem manchar o seu sorriso. Veja alguns e saiba como lidar com eles.

BETERRABA

 

O vegetal é super saudável, conhecido por sua cor viva, que inclusive chega a fazer o papel de corante em algumas receitas. O que muitas pessoas não sabem é que ele pode manchar os dentes, principalmente quando consumido como suco.

CAFÉ

 

Seja para começar o dia ou pra 'rebater' o almoço, o cafezinho é presente na vida do brasileiro, mas também causa o escurecimento do dente. Mas calma: o processo é lento e ocorre gradualmente, ao longo da vida.

CHÁ

 

Substituir o café por chá acaba resultando no mesmo quando se fala em dentes amarelados. As duas bebidas possuem tanino, substância que mancha dos dentes. Beber chá com leite ajuda a amenizar o efeito.

CURRY

 

Uma mistura de ervas secas muito comum na culinária indiana e que conquistou outras cozinhas, o curry possui uma intensa pigmentação, o que pode manchar os dentes.

MOLHO DE TOMATE

 

Amantes da macarronada, fiquem atentos. Molhos escuros, de modo geral, também deixam os dentes amarelados. Isso inclui o shoyu, meu amigo amante de sushi.

FRUTAS VERMELHAS E ROXAS

 

Ácidas e muito pigmentadas, frutas dessas cores podem manchar os dentes. Elas também costumam ser cheias de frutose, o açúcar das frutas, o que facilita o surgimento de bactérias, que também descolorem os dentes.

VINHO

 

A bebida contém tanino, como o café e chá, e ainda desmineraliza os dentes, o que facilita para que os pigmentos do vinho fiquem aderidos ao dente.

COMO EVITAR O AMARELADO

Calma, que você não precisa mudar toda sua dieta, inclusive porque esses alimentos são bastante saudáveis.

Para amenizar o efeito, a higienização dos dentes é o segredo. Logo após comer, faça um bochecho com água. Evite a escovação logo após o consumo de substâncias ácidas, que isso ajuda o dente a perder minenais. Espere cerca de 1 hora para escovar. E pronto, pode seguir comendo o que gosta e com o sorriso lindo.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS