Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
25°
cotação atual R$

Notícias / Te Cuida

SAÚDE BUCAL

Saiba a importância da saúde bucal em tempos de pandemia

terça-feira, 15/09/2020, 10:04 - Atualizado em 15/09/2020, 10:04 - Autor: Lana Oliveira e Fabiana Batista


| Reprodução: Freepik

A pandemia do novo coronavírus mudou a rotina da sociedade sobre a melhor maneira de manter a higiene pessoal. Atividades como lavar as mãos, utilizar álcool em gel e a limpeza com toda e qualquer superfície, virou rotina na vida de todos. Mas os cuidados com a higiene bucal também devem ser lembrados, pois a boca é umas das principais entradas do vírus.

Ouça o primeiro episódio da coluna "Te Cuida!" em podcast:

Coluna "Te Cuida" - Saúde Bucal na pandemia

A covid-19 é uma doença essencialmente respiratória, tendo sua principal via de transmissão a inalação de partículas virais. O vírus em contato com a mucosa respiratória consegue entrar nas células e se multiplicar, estabelecendo um quadro clínico caracterizado por febre, dor no corpo, perda de olfato e paladar, além da potencial falta de ar. A boca nesse cenário de transmissão se torna uma importante porta de entrada para a doença, como explica o cirurgião dentista, Eduardo Cruz, 28 anos.

 

“A transmissão parte de um hospedeiro, ou seja, um indivíduo doente, que dissemina o vírus através de partículas de saliva durante sua fala, espirro, tosse e através de secreções. Essas partículas que saem da boca, podem contaminar outros indivíduos desprotegidos, quando em aglomerações em ambientes fechados através da inalação desse ar contaminado, ou então, essas partículas caem sobre superfícies e objetos e ficam ali. O indivíduo desavisado, toca esses objetos e pode levar a mão até a boca, ao nariz e aos olhos, estabelecendo assim, um ciclo de contágio da doença”.

A higiene bucal é uma forma de prevenção de doenças em meio a pandemia. O especialista alerta sobre a importância dos cuidados redobrados com a higiene das mãos, pois é necessário utilizar os protocolos corretos, antes de higienizar a boca.

“Os cuidados com a saúde bucal são importantes para impedir o ciclo de disseminação da covid-19. Primeiro, é essencial que as mãos sejam cuidadosamente lavadas com água e sabão, antes e após a higiene da boca”.

O cirurgião dentista também orienta sobre a necessidade de manter a saúde bucal de idosos e crianças durante esse período de isolamento social. “Os idosos devem manter os cuidados com a higiene bucal. Os portadores de próteses dentarias removíveis precisam lavá-las diariamente com escova, pasta de dente e água corrente, sempre priorizando a lavagem das mãos como primeiro passo. Idosos debilitados e crianças menores de 7 anos, devem ter auxílio direto na escovação. Os responsáveis por isso devem usar máscaras e conduzir a higiene usando luvas”.

Eduardo Cruz aproveita para deixar algumas recomendações para colocar em prática na hora de realizar a higiene bucal. “A escova, fio dental e pasta de dente devem ser de uso individual e não compartilhado. Dê preferência a escova de cerdas macias, o uso rotineiro de fio dental e pasta contendo flúor. As escovas devem ser lavadas sempre após o uso e guardadas em ambiente arejado. Atenção também com a limpeza da língua e ao uso de enxaguante bucal sem álcool, como complementação da higiene bucal”.

Passo a passo para higienização bucal e prevenção:

 

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS