plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
SAIBA MAIS

Você sabia que não pode tomar remédios com qualquer tipo de líquido?

O hábito de tomar medicamentos orais com leite, suco, chá, refrigerante e outras bebidas com sabor é comum entre muitas pessoas e normalmente aprendido na infância, com os pais. O método, porém, não é recomendados pelos médicos, pois alguns remédios possu

Imagem ilustrativa da notícia Você sabia que não pode tomar remédios com qualquer tipo de líquido? camera Segundo os médicos, outras reações químicas prejudicam o efeito dos medicamentos | Reprodução

O hábito de tomar medicamentos orais com leite, suco, chá, refrigerante e outras bebidas com sabor é comum entre muitas pessoas e normalmente aprendido na infância, com os pais. O método, porém, não é recomendados pelos médicos, pois alguns remédios possuem reações químicas que podem comprometer sua eficácia quando ingeridos com líquidos diferentes.

De acordo com os especialistas, o contrário do que muita gente imagina, não é saudável tomar comprimidos com leite, especialmente os antibióticos à base de tetraciclina. Neste caso, o composto presente no medicamento se liga ao cálcio do leite, formando aglomerações que cortam o efeito da medicação.

Já os chás, tampouco são indicados como aliados na ingestão de comprimidos orais. Isso porque a infusão possui grande concentração de tanino, uma substância química que pode retardar ou mesmo comprometer completamente a eficácia do fármaco.

Ainda segundo os médicos, outras reações químicas que prejudicam o efeito de comprimidos também podem ocorrer se eles forem ingeridos com sucos, refrigerantes ou café. No caso do café, o paciente pode sofrer com efeitos colaterais como ansiedade, nervosismo ou palpitações.

Os especialistas orientam que qualquer remédio de via oral deve ser tomado apenas com água e nenhum outro líquido. Além disso, existe até uma quantidade indicada por médicos: de 200 ml, ou seja, um copo cheio.

O correto é beber a água aos poucos, dando pequenos goles. Para facilitar o caminho do medicamento até o estômago a pessoa ainda deve estar de pé e, caso seja necessário se sentar ou deitar, ela deve esperar cerca de 2 minutos depois de ingerir a pílula.

Por fim, evite ingerir comprimidos a seco, já que ele pode machucar ou irritar a mucosa do trato gastrointestinal, região em que ocorre o início da absorção e distribuição do medicamento para que ele faça efeito.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias