plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Perda de massa magra é comum durante a quarentena. Saiba como combater!

A perda da musculatura, ou perda de massa magra, faz parte do envelhecimento do corpo e tende a avançar a partir dos 40 anos. No entanto, hábitos ruins como o sedentarismo podem acelerar o processo, chamado de sarcopenia, levando à redução da mobilidade e

Imagem ilustrativa da notícia Perda de massa magra é comum durante a quarentena. Saiba como combater! camera Reprodução

A perda da musculatura, ou perda de massa magra, faz parte do envelhecimento do corpo e tende a avançar a partir dos 40 anos. No entanto, hábitos ruins como o sedentarismo podem acelerar o processo, chamado de sarcopenia, levando à redução da mobilidade e impactando severamente a qualidade de vida.

“Esse é um alerta importante, sobretudo neste momento de isolamento, quando muitas pessoas encontram dificuldade de praticar atividades físicas regularmente”, destaca o educador físico Luiz Adalberto dos Reis.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 47% da população adulta brasileira é considerada sedentária, ou seja, não pratica pelo menos duas horas e meia de exercícios moderados por semana.

Portanto, lutar contra o sedentarismo, considerado pela OMS como o quarto maior fator de risco de mortes no mundo, se tornou uma questão fundamental de saúde. “Se você não faz exercícios, o seu condicionamento físico desaba muito rápido. O ganho de massa é muito importante para o sistema imunológico”, reforça.

O profissional conta que, muitas pessoas, ao perder massa magra, não percebem de imediato o problema, pois a musculatura é substituída por gordura, dificultando até mesmo um diagnóstico preciso. Por isso, é importante ficar atento aos sinais.

Conforme explica Reis, os primeiros sinais de perda de massa magra são a diminuição da força e redução da circunferência das pernas e braços, que ficam mais flácidos. “Conforme a sarcopenia avança, a pessoa pode perceber também uma redução na agilidade de locomoção”, completa.

Considerado um problema de origem multifatorial, além da falta de exercícios, a perda de massa magra também pode ser agravada por uma alimentação desequilibrada e sono irregular. Para combater esse mal, é necessário incorporar uma rotina mais saudável ao seu dia a dia.

Acúmulo de gordura nas pernas e braços pode ser sinal de doença vascular

Mãos e pés gelados podem ser sinais de alerta corporal; entenda!

Dicas de exercícios para evitar a perda de massa magra

Para manutenção de massa muscular, o treino mais adequado conta com exercícios resistidos que podem ser feitos com o próprio peso corporal, conforme recomenda o especialista em treinos de alto rendimento.

- Agachamento

Em pé, com as pernas afastadas e os pés posicionados para frente, flexione os joelhos como se fosse se sentar.

Repetição: duas séries de dez, com pausas de 30 segundos

- Afundo

Em pé, dê um passo à frente com uma perna de cada vez, flexionando os joelhos até que a perna de trás forme um ângulo de 90 graus.

Repetição: duas séries de dez, com pausas de 30 segundos

- Panturrilha

Fique em pé com as pernas unidas, depois na ponta dos pés e retorne à posição original.

Repetição: duas séries de dez, com pausas de 30 segundos

- Abdominal reto no solo

Com as costas no chão e pernas dobradas, levante o tronco em direção aos joelhos, concentrando o esforço na região do abdome.

Repetição: duas séries de dez, com pausas de 30 segundos

- Prancha frontal

Vire-se de barriga para baixo e suspenda o corpo apoiando os cotovelos e a ponta dos pés no chão.

Repetição: três séries com pausas de 30 segundos

- Flexão de braço

Na mesma posição da prancha frontal, porém com as mãos apoiadas no chão, flexione os braços e retorne à posição inicial.

Repetição: duas séries de seis flexões, com pausa de 30 segundos

“Além disso, o nosso condicionamento cardiorrespiratório tem que estar em dia, portanto atividades aeróbicas também são importantes neste momento”, lembra.

Para isso, Reis sugere alternar os dias de treino resistido com os dias de caminhada e corrida leve de uns 20 a 25 minutos, atividade que pode ser feita na esteira durante o isolamento.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias