Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
31°
cotação atual R$

Notícias / Te Cuida

HIPOTERMIA

Mãos e pés gelados podem ser sinais de alerta corporal; entenda!

quinta-feira, 11/06/2020, 10:57 - Atualizado em 11/06/2020, 10:57 - Autor: Com informações da assessoria


Extremidades muito frias podem indicar hipotermia; especialista traz cinco dicas para manter o corpo em temperatura ideal.
Extremidades muito frias podem indicar hipotermia; especialista traz cinco dicas para manter o corpo em temperatura ideal. | Reprodução

A baixa temperatura corporal requer tanta atenção quanto a febre, afinal pode causar problemas fisiológicos como a diminuição do ritmo cardíaco, confusão mental e dificuldade na respiração. Ficar com as mãos e os pés gelados com frequência, mesmo em dias mais frios, pode indicar que há algo de errado em seu corpo. Esse é um dos primeiros sinais de hipotermia, quando a temperatura corporal diminui e atinge 35ºC ou menos.

Para reverter esse quadro, o organismo interrompe o fluxo sanguíneo das extremidades do corpo e direciona para a região do abdômen, para assim aquecer os órgãos internos.

Além de usar luvas, meias e toucas para regularizar a circulação sanguínea e manter o corpo aquecido é preciso também adotar novos hábitos, principalmente com a chegada do inverno, é o que afirma o biomédico Rafael Fernandes.

Dores nas costas? Saiba qual é a melhor posição para dormir

Depressão pós-parto durante pandemia exige cuidados redobrados


Como manter o corpo aquecido e saudável? Confira as dicas:

1- Evite banhos muito quentes

Temperaturas muito elevadas no banho podem causar diversos problemas, geralmente dermatológicos como ressecamento, descamação e irritação da pele. Além disso, sair de um banho muito quente pode causar choque térmico, é importante ficar atento à temperatura do banho e sair dele vestido e protegido do frio externo, para não correr de ter mudanças repentinas de temperatura e resfriar o corpo. 

2 - Não saia de cabelo molhado

A água é um ótimo condutor térmico, sair com os cabelos molhados ao vento facilita a troca de calor do seu corpo com o ambiente. Isso pode diminuir sua temperatura corporal e causar um possível estado de hipotermia. 

3 - Cuide da pele

Com a diminuição da transpiração e os banhos mais quentes, a pele acaba diminuindo sua hidratação natural, por isso, é importante beber muita água, adotar o uso de cremes corporais e hidratantes labiais.

4 - Tome sol

Além de ser essencial para ativar a vitamina D, o sol é muito benéfico para a saúde e o bem estar físico e mental. Tomar sol diariamente pode melhorar o humor e também diminuir a incidência de depressão e doenças relacionadas ao sistema nervoso.

5 -  Aqueça o corpo

A troca de calor com o ambiente acontece pelas extremidades do corpo como mãos, pés e principalmente a cabeça. Por isso, é muito importante reforçar o uso de luvas, meias, cachecóis e toucas para proteger essas áreas e também ter mais conforto no frio. Bebidas e comidas quentes ajudam aquecer o corpo de dentro para fora, nutrindo e diminuindo o gasto energético para nos mantermos aquecidos.  

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS