plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Veja dicas para idosos manterem a atividade em casa durante isolamento

Sentar em uma cadeira de balanço e ficar em frente à TV por horas, ficar na cama com um caça-palavras na mão ou, simplesmente, ir até a igreja e voltar. Essa poderia ser a rotina de algum idoso que você conhece, não é mesmo? Porém, faz tempo que as coi

Imagem ilustrativa da notícia Veja dicas para idosos manterem a atividade em casa durante isolamento camera Reprodução

Sentar em uma cadeira de balanço e ficar em frente à TV por horas, ficar na cama com um caça-palavras na mão ou, simplesmente, ir até a igreja e voltar. Essa poderia ser a rotina de algum idoso que você conhece, não é mesmo? Porém, faz tempo que as coisas mudaram.

Muitas pessoas com mais de 60 anos já estão indo à academia, fazem exercícios físicos e outras atividades com êxito e tem, geralmente, uma vida ativa dentro e fora de casa. Mas o que fazer com essas pessoas em tempo de isolamento social, visto que elas estão entre as pessoas mais vulneráveis ao novo Covid-19.

É importante, sim, prevenir os mais velhos do coronavírus. Mas todo esse tempo ocioso dentro de casa pode trazer como efeito colateral: o sedentarismo.

O professor de Educação Física Cássio Ribeiro afirma que é fundamental manter o corpo ativo para não perder qualidade de vida. “É possível fazer atividades básicas, que não exigem muito espaço ou qualquer tipo de equipamento com nossos idosos", explica ele.

E dá para se exercitar com coisas que temos em casa, como sacos de feijão, vassouras, livros e etc.

Veja alguns exercícios que você pode fazer em casa:

Ainda de acordo com Cássio, com a prática de atividade física o idoso vai conseguir reduzir possíveis riscos de hipertensão, doenças cardíacas, diabetes, câncer, conseguirá fortalecer os ossos, músculos e também ajudará na diminuição dos sintomas de depressão e ansiedade.

"É sempre bom lembrar que, apesar dos muitos benefícios, o idoso deve tomar alguns cuidados para evitar dores, lesões e possíveis acidente", explica o treinador, destacando que antes dos treinos é de fundamental importância a respiração durante a realização do exercício, além de esperar no mínimo uma hora de tempo depois de cada refeição para praticar os exercícios. Outra dica é se manter hidratado antes, durante e depois das atividades físicas.

"Se o idoso puder usar roupas largas e confortáveis que facilitem o movimento será ótimo. Além de sempre se exercitar em locais arejados para facilitar a respiração. E se caso sentir alguma dor, tontura, falta de ar ou suor frio,a pessoa deve parar imediatamente", conclui ele, acrescentando que se caso os sintomas persistirem, a pessoa deve procurar um médico.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias