plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
COVID-19

Distanciamento social pode causar ansiedade e depressão em crianças com autismo

No próximo dia 2 de abril celebra-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e durante o distanciamento social para conter o avanço do novo Coronavírus, os especialistas alertam: é preciso um cuidado especial com as crianças para evitar problemas na s

Imagem ilustrativa da notícia Distanciamento social pode causar ansiedade e depressão em crianças com autismo camera Reprodução

No próximo dia 2 de abril celebra-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e durante o distanciamento social para conter o avanço do novo Coronavírus, os especialistas alertam: é preciso um cuidado especial com as crianças para evitar problemas na saúde e no desenvolvimento.

A neuropsicóloga e especialista no atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Karina Medrado explica que “a rotina alterada longe da escola, acaba desorganizando a criança de uma forma geral, pois essas crianças passam por muitos terapeutas durante a semana, como fonoaudiólogos e psicólogos”.

Com os pais se dedicando ao home office, Karina também alerta que é preciso desenvolver atividades que estimulem a criança dentro de casa e que possam auxiliar, de forma didática, a entender o que é o coronavírus e qual a necessidade da mudança na rotina.

Segundo uma nota divulgada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), as situações adversas podem elevar a produção de hormônios como o cortisol e adrenalina, causando estresse e sobrecarga no sistema cardiovascular, além de causar transtornos do sono, irritabilidade, ansiedade e até depressão.

O QUE FAZER

Organizar horários para brincadeiras, estudo, música e sono é uma das recomendações, segundo Karina Medrado. Além disso, é possível incluir os pequenos em tarefas domésticas, sempre com a supervisão dos pais e respeitando os limites de cada criança.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias