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SAÚDE

Uma boa alimentação é fundamental para curtir a folia. Confira as dicas!

domingo, 23/02/2020, 09:58 - Atualizado em 23/02/2020, 09:58 - Autor: Pryscila Soares/Diário do Pará


Uma das recomendações para o período é consumir frutas.
Uma das recomendações para o período é consumir frutas. | Arquivo/Diário do Pará

Fantasia, maquiagem e acessórios prontos. E a alimentação? Este é um item de extrema importância e é preciso pensar sobre quais tipos de alimentos serão ingeridos nos dias de festa. A medida é necessária não apenas para manter o organismo em pleno funcionamento, como pode evitar a ressaca no dia seguinte.

Nutricionista clínica e esportiva, Aline Ozana orienta que o brincante precisa cuidar da alimentação antes, durante e após o período de Carnaval, justamente para não passar por problemas comuns nesta época, como a desidratação e desconfortos gástricos.

Ficar muito tempo sem se alimentar e, ao mesmo tempo, ingerir grande quantidade de bebida alcoólica pode ser uma combinação perigosa. “Antes de cair na folia, é indicado fazer refeições mais leves para não ter problemas de má digestão. O ideal é consumir alimentos com pouca gordura, como carnes brancas e magras, que podem ser frango e peixe. Saladas e integrais que dão uma sensação maior de saciedade”, exemplifica.

Beber bastante líquido, como água, água de coco e suco de frutas, é a principal recomendação para fugir de uma desidratação que pode comprometer o que a pessoa programou. “A desidratação ocorre por dois fatores: excesso de transpiração em ambientes quentes ou pelo excesso de ingestão de bebidas alcoólicas. Gera sintomas como sede, boca seca, enjoos, desmaios e até mais graves como queda de pressão e parada cardíaca”, pontuou.

ÁLCOOL

Aline explica que isso ocorre porque o álcool “engana o corpo”. Aumenta a produção de urina e acaba eliminando minerais importantes como o zinco, magnésio e o sódio. Elimina ainda enzimas antioxidantes, como as vitaminas C e E, uma vez que o fígado terá de trabalhar redobrado para metabolizar o álcool. Por isso, durante a folia, o ideal é que a pessoa intercale a ingestão da bebida alcoólica com uma isotônica, sendo a água de coco a melhor opção. Ela reidrata o organismo, repondo água e sais minerais perdidos.

Os sucos de frutas também podem ser consumidos durante a folia, pois servem para repor glicose. “Consumir frutas como a laranja por ter vitamina C, que é antioxidante, banana que tem magnésio e o próprio açaí por ter antioxidantes. Se incomodar carregar frutas, elas podem ser substituídas por sucos de frutas e picolés naturais”.

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