Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis


24°
R$

Notícias / Te Cuida

SAÚDE

Saiba como prevenir o envelhecimento da pele causado pela poluição

quarta-feira, 21/08/2019, 18:33 - Atualizado em 21/08/2019, 18:33 - Autor: Redação


| Reprodução

Sabe-se que a poluição é um fator muito prejudicial à saúde da pele. Pesquisas mostram que a poluição tira oxigênio da pele e provoca o envelhecimento precoce, assim como os radicais livres no ar também diminuem a quantidade de colágeno, e como consequência, a pele perde elasticidade. Mas para pessoas que vivem nos grandes centros, conviver com a poluição é algo inevitável.

Thais Mugani, especialista em estética, aponta como a poluição pode prejudicar não apenas o meio ambiente mas a nossa saúde e da nossa pele: “A poluição é mudança indesejada nas características do meio ambiente, sendo elas físicas, químicas ou biológicas. Os impactos da poluição na pele são silenciosos, ao contrário da radiação solar", explica.

Afinal, o que fazer para prevenir os efeitos da poluição na pele?

A especialista aponta algumas soluções para atenuar os efeitos nocivos da poluição. Confira:

Limpeza diária

A poluição desencadeia processos inflamatórios que também obstruem os poros, favorecendo o aparecimento de cravos e espinhas. Por isso a limpeza diária da pele é fundamental. O uso de esfoliantes, água modelar e até mesmo substâncias próprias para a remoção de impurezas e maquiagem ajudam a manter a pele saudável e com menor incidência de cravos e espinhas.

Invista em uma higienização diária com um sabonete que limpa profundamente a sua pele, retirando todos os vestígios de produtos utilizados durante o dia e também desobstruindo os poros de resíduos de poluição. O ideal é realizar a higienização pela manhã, ao acordar, e à noite, antes de dormir.

Antioxidantes

Há a necessidade de prevenir a ação da poluição sempre com produtos antioxidantes como Vitamina C, Resveratrol, Romã, Chá verde entre outros. O antioxidante auxilia na redução dos radicais livres, reduzindo também os danos causados por eles. 

Hidrate-se

Outra questão que a poluição pode influenciar no ressecamento da pele. Já sentiu sua pele ultra ressecada depois de passar um dia inteiro andando no centro de alguma grande cidade? Isso acontece porque as micropartículas, junto com o vento, desequilibram o pH da pele e, em resposta, ela pode apresentar uma textura mais seca e até vermelhidão. Por isso, a hidratação é fundamental para proteger a barreira cutânea. Aposte em produtos com ativos potentes, que vão nutrir a sua pele profundamente, como por exemplo o ácido hialurônico.

Tonifique a sua pele

Lembre-se também de tonificar a pele, para equilibrar o pH, e de hidrata-la. Além disso, é necessário protege-la com o filtro solar, a fim de manter a radiação longe de causar algum dano permanente.

(Com informações da Assessoria) 

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS