plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
DILEMAS E DESAFIOS

Evento debate sobre inteligência artificial generativa 

Debate sobre a IA generativa será realizado pelo PPGCOM da Universidade Federal do Pará. A mesa faz parte da abertura do semestre do curso e visa discutir e entender o tema.

Imagem ilustrativa da notícia Evento debate sobre inteligência artificial generativa  camera Evento terá a participação da jornalista Lúcia Leão. | Divulgação

As ferramentas de inteligências artificias (IA) se tornaram um fenômeno nos últimos meses no mundo todo. Diversas ferramentas prometem agilizar o trabalho, criam imagens, textos e personagens em questões de minutos. Por isso, discutir o tema é muito importante.

O Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM/UFPA) realizará uma mesa de debate com o tema “Inteligência Artificial Generativa: usos, dilemas e desafios”, nesta quarta-feira (30), no auditório do programa, das 9h às 12h.

A mesa terá a presença da jornalista e pesquisadora Lúcia Leão, autora do livro “Inteligência artificial generativa: modo de usar”. O evento contará com a mediação da professora doutora Elaide Martins, coordenadora do grupo de pesquisa “Inovação e Convergência na Comunicação (InovaCom)” e, como debatedores, os doutorandos do PPGCOM Hericley Santos e Daniel da Rocha.

Lúcia Leão será a principal convidada da mesa de debate
📷 Lúcia Leão será a principal convidada da mesa de debate |Divulgação

"A IA é uma temática que precisa ser amplamente discutida, pois há muitos aspectos relacionados nos mais distintos campos de conhecimento. No da comunicação, por exemplo, precisamos discutir sobre os usos e apropriações de recursos tecnológicos dessa natureza, pensar nas questões éticas, nas reconfigurações das práticas cotidianas e das relações sociais. Mais do que uma forma de inovação, isso representa uma série de desafios em nosso dia a dia”, ressalta a professora Elaide Martins.

IA pode ser aliada dos profissionais

Edição de vídeo no celular revoluciona redes sociais

ChatGPT

Sistema capaz de criar texto, imagens ou outros conteúdos como música, vídeo e voz a partir de comandos humanos, a inteligência artificial generativa é capaz de produzir novos conteúdos a partir dos dados inseridos nesse sistema.

Com bilhões de informações e parâmetros armazenados, o ChatGPT, por exemplo, é um dos mais utilizados na atualidade. Desenvolvido pela OpenAI e lançado em novembro de 2022, o ChatGPT é um chatbot online de inteligência artificial, ou seja, é um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas. Esse sistema já vem sendo utilizado por vários veículos de mídia no mundo inteiro.

“Recentemente, dois acontecimentos nessa área chamaram a atenção de produtores e consumidores de notícias. A OpenAI e a Associated Press fizeram um acordo para a empresa de inteligência artificial licenciar o arquivo de notícias da AP. Funciona basicamente assim: a OpenAI terá acesso às notícias da AP publicadas desde 1985 para treinar seus modelos de linguagem. A AP, por outro lado, ganha acesso aos produtos de IA da OpenAI para usá-los na geração dos conteúdos que vende para redações do mundo todo. Os termos financeiros do acordo não foram divulgados”, relata a jornalista Lucia Leão, no artigo “Tempo novo no jornalismo, apesar dos perigos”.

Evento debate sobre inteligência artificial generativa 
📷 |Divulgação

Veículos como o The New York Times, The Washington Post e The Wall Street Journal também se utilizam da IA generativa para a criação de seus conteúdos. O primeiro para criar formas de contar histórias, como gráficos interativos e vídeos, o segundo para identificar informações relevantes em grandes quantidades de dados, como relatórios governamentais e balanços oficiais de empresas. Já o The Wall Street Journal faz uso da inteligência artificial para gerar resumos de artigos de notícias e para identificar tendências em grandes quantidades de dados, conta a jornalista.

No Pará, os veículos de comunicação também se aproximam cada vez mais desse tipo de ferramenta. O Diário Online (DOL), por exemplo, está fazendo testes com o ChatGPT.

“Estamos usando com muita atenção, pois a própria ferramenta informa que estão em evolução. Utilizamos mais de maneira estrutural do texto, não para busca de conteúdo. Para dar uniformidade, para procurar palavras-chave, porque isso é importante no mundo digital. Não para entregar na mão dela a definição do conteúdo. O conteúdo e a apuração continuam na mão do repórter, mas ela (o ChatGPT) pode dar uma estrutura melhor na parte de SEO e, também, na parte de formatação mesmo, até porque não te apresenta erros gramaticais, então, isso ajuda muito”, relata o editor-executivo do Diário Online e jornalista Mauro Neto.

Diante desse novo tempo, o que os profissionais e estudantes de Jornalismo podem esperar no desempenho da atividade profissional? Qual o papel da academia na preparação dos jornalistas? Essa e outras questões serão postas no debate “Inteligência Artificial Generativa: usos, dilemas e desafios”. Após esse momento, haverá o lançamento do livro “Inteligência artificial generativa: modo de usar”. O evento de lançamento da obra conta com o apoio cultural da Temple Comunicação.

Serviço

Debate e lançamento do livro IA Generativa

Data: 30 de agosto de 2023 (quarta-feira)

Hora: 9h às 11h (debate) – 11h (lançamento do livro)

Local : auditório do PPGCOM (Rua Augusto Corrêa, 01, Campus Universitário do Guamá bom - Instituto de Letras e Comunicação – UFPA)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Serviço

Leia mais notícias de Serviço. Clique aqui!

Últimas Notícias