plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
VEJA OS HORÁRIOS!

Hemopa abre para coleta neste sábado (3) em Belém e Marabá

O cidadão que deseja fazer a doação de sangue precisar seguir alguns critérios básicos, em especial aqueles que foram diagnosticados com a Covid-19 ou receberam uma das doses da vacina contra a doença.

Imagem ilustrativa da notícia Hemopa abre para coleta neste sábado (3) em Belém e Marabá camera Objetivo é intensificar estratégias de captação de doadores. | Marcelo Seabra/Agência Pará

Neste sábado (3), a sede da Fundação Hemopa e a Unidade de Coleta Shopping Castanheira, em Belém, estarão abertas esperando os voluntários da doação de sangue, das 7h30 às 17h. Também haverá atendimento no Hemopa Marabá, sudeste paraense, das 7h30 às 15h.

Para manter a regularidade das doações voluntárias de sangue na hemorrede estadual, a gestão da Fundação intensificou estratégias de captação de doadores, entre elas, o agendamento de doação de sangue pelo 08002808118 e a Caravana Solidária.

Pequenos grupos de voluntários e/ou instituições interessados em compor parceria com o Hemocentro devem entrar em contato pelo (91) 3224-5048, de segunda a sábado, de 7h30 às 17h.

Procedimentos

O cidadão que deseja fazer a doação de sangue precisar seguir os critérios básicos:

• Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);

• Pesar mais de 50 kg;

• Estar em boas condições de saúde;

No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho);

Covid-19 e vacinas

Quem teve a Covid-19 também pode voltar a doar sangue, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.

Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação de sangue, após cada dose. Já a vacina AstraZeneca/Fiocruz, são 7 dias após cada dose. Se o candidato à doação de sangue não souber qual imunização fez, só poderá voltar a doar sangue, após 7 dias.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Serviço

Leia mais notícias de Serviço. Clique aqui!

Últimas Notícias