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Sejudh inicia emissão do novo modelo de carteira de identidade

terça-feira, 11/08/2020, 20:24 - Atualizado em 11/08/2020, 20:24 - Autor: Ag. Pará


| Maycon Nunes/Ag. Pará

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) já começou a emissão do novo modelo da carteira de identidade, de acordo com o Decreto n° 9.278, que regulamenta a Lei n° 7.116, de 29 de agosto de 1983, a qual estabelece os procedimentos e requisitos para a emissão do RG por órgãos de identificação dos estados e do Distrito Federal. 

Segundo a gestora interina da Coordenadoria de Promoção a Cidadania e Defesa dos Direitos Humanos, Maria do Carmo Marques, a partir de agora poderão ser incluídas no documento várias informações importantes. "Com esse regulamento, agora é permitido que as pessoas incluam informações pessoais, profissionais e até de saúde, além de poder ser destacado quando a pessoa tiver acima de 60 anos", disse Maria do Carmo Marques. 

Poderão ser acrescentados o número do Documento Nacional de Identificação; a Identificação Social (NIS), do Programa de Integração Social (PIS) ou do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público; o número da Carteira Nacional de Saúde; do Título de Eleitor; documento de identidade profissional expedido por órgão ou entidade legalmente autorizada; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira Nacional de Habilitação; Certificado Militar; tipo sanguíneo e o fator Rh; as condições específicas de saúde, cuja divulgação possa contribuir para preservar a saúde ou salvar a vida do titular, além do nome social. 

Praticidade - Para o estudante Ravel Ferreira, ter acesso ao novo modelo da carteira de identidade facilitará muito, pois terá todas as informações em um único documento. "É impressionante como é muito prática, porque podemos incluir vários números de outros documentos, o que facilita em não precisar sair com vários ao mesmo tempo, já que na identidade tem todos", acrescentou. 

Em reunião com gestores da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o titular da Sejudh, Gilberto Aragão da Silva, firmou uma nova parceria para a retomada do serviço com o modelo atualizado, além de ampliar e atender mais pessoas. "Com esta parceria, conseguimos aumentar o número de materiais disponibilizados para que sejam realizadas as emissões das carteiras de identidade. É um serviço importantíssimo, em que queremos contribuir com cada vez mais pessoas a terem seus direitos garantidos e acesso aos serviços essenciais", ressaltou o secretário. 

Serviço: Para a emissão da carteira de identidade é preciso ir à sede da Sejudh, na Rua 28 de Setembro, n° 339, bairro da Campina, em Belém, das 8 às 14 h. Devem ser apresentados os seguintes documentos: Certidão de nascimento ou casamento, duas fotos recentes 3 x 4, comprovante de residência e comprovação dos documentos que desejam ser incluídos no RG.

 

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