plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
LIMPINHO E CHEIROSO

Veja como limpar o carro corretamente por dentro e por fora

Limpar o carro pode parecer simples, mas há uma série de detalhes e cuidados especiais que devemos nos atentar para mantê-lo impecável ao longo dos anos. Tanto a parte externa quanto a interna requerem cuidados específicos, devido aos diferentes materiais

Imagem ilustrativa da notícia Veja como limpar o carro corretamente por dentro e por fora camera Há soluções profissionais e caseiras para você remover restos de comida e sujeiras do interior. | Reprodução

Limpar o carro pode parecer simples, mas há uma série de detalhes e cuidados especiais que devemos nos atentar para mantê-lo impecável ao longo dos anos. Tanto a parte externa quanto a interna requerem cuidados específicos, devido aos diferentes materiais, e não é preciso ser um especialista para realizar essa tarefa.

Em relação aos estofados, no mercado é possível encontrar produtos para cada finalidade, como a espuma multiuso e hidratante de couro. O primeiro é muito útil para limpar o carro a seco em suas paredes internas e nos revestimentos de tecidos dos bancos, removendo até as sujeiras mais difíceis, como graxa e gordura. Já o hidratante de couro é ideal para manter bancos de couro limpos e hidratados, mantendo o aspecto de novo por muito mais tempo.

Há também uma opção mais barata e igualmente eficaz para limpar manchas e sujeiras que surgem após uma viagem em famílIa ou depois de comer qualquer “snack”, com produtos que você deve ter em casa. Confira o passo a passo da receita caseira:

Você precisará de:- 500 ml de água;- ¼ de uma xícara de álcool;- 1 colher de bicarbonato de sódio;- 1 colher de amaciante de sua preferência;- 1 colher de vinagre branco.

O álcool ajuda na secagem da mistura após ser aplicada no estofado, enquanto o vinagre desinfeta o ambiente. O bicarbonato serve para limpeza e o amaciante deixa o cheiro agradável – principalmente quando as manchas são causadas por bolor, umidade ou comida estragada.

Antes de iniciar a limpeza do estofado do carro com a mistura passe o aspirador de pó pelo estofado para remover farelos e poeira e complete passando um pano macio seco. Feito isso, umedeça um pano macio com a mistura, torça para tirar o excesso e passe pelo estofado fazendo movimentos circulares. Se houverem manchas reforce a limpeza na área até remover por completo.

Por último, deixe as portas abertas para ventilar o interior do veículo e ajudar na secagem. Em hipótese alguma tranque o carro após a limpeza: a umidade contribui para proliferação de fungos e mofo. Se estiver com pressa ou o clima não ajudar, use um secador de cabelo ou papéis absorventes.

Limpeza do exterior

O exterior é maioritariamente composto por superfícies metálicas, que por sua vez, levam camadas de verniz, que não devem ser afetadas

Tratando-se da parte externa, os cuidados são outros, uma vez que, desta vez, é referente à lataria, às rodas e aos pneus do carro. No mercado, os principais produtos são a cera automotiva, o pretinho e o limpa rodas. A cera é responsável por aquele brilho de automóvel recém-saído da concessionária.

Limpeza

Além disso, protege a pintura do carro, formando uma película protetora e impedindo que a água fique na superfície. Evita também manchas e a oxidação da pintura. O pretinho serve para, além de evitar o ressecamento da borracha, deixar o pneu com aspecto de novo, bem escuro e com brilho. Já o limpa rodas, como o próprio nome diz, limpa profundamente as rodas do carro.

Para realizar o procedimento de limpeza da lataria, é ideal que se utilize sabão neutro, antes dos produtos mencionados, e panos de microfibra, que agridem menos a superfície metálica do veículo. Vale ressaltar, também, que os movimentos durante a limpeza devem ser sempre em linha reta e nunca circulares, pelo mesmo motivo. Em relação ao pretinho, é recomendável utilizar um pincel ou uma estopa, para evitar sujeira.

Uma outra alternativa é a limpeza a seco , para aqueles que preferem economizar água e ainda sim manter o carro limpo. Existem alguns kits de produtos específicos no mercado para limpar o carro a seco. Enquanto uns demandam um pouco de água (em um balde mesmo) para ajudar a decantar a sujeira, outros prometem fazer isso por si só. Basta aplicar a solução no pano de microfibra e iniciar a limpeza.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Serviço

Leia mais notícias de Serviço. Clique aqui!

Últimas Notícias